11ª Caminhada pela Conscientização do Autismo é neste domingo

A 11ª Caminhada pela Conscientização do Autismo será realizada neste domingo (07), das 8h às 10h30, no Parque Campolim. Toda a renda arrecadada com a venda de camisetas do evento será destinada à Associação Amigos dos Autistas.

A Amas, fundada em 15 de dezembro de 1994, tem o objetivo de diagnosticar, tratar e assistir crianças e adultos com autismo e suas famílias. Em 2019 a instituição completa 25 anos e é pioneira no atendimento especializado em Sorocaba e região. Popularmente ainda conhecido como autismo, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), reúne quatro desordens do desenvolvimento neurológico em diferentes níveis.

As causas do TEA não são totalmente conhecidas, mas as pesquisas nesse sentido estão focadas em questões genéticas e até fatores ambientais, como estresse e ingestão de substâncias durante a gestação podendo estar relacionados com as ocorrências.

As crianças, jovens e adultos são atendidos por médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e terapeutas ocupacionais para minimizar as diferenças e melhor adaptá-los à sociedade. A ONG iniciou esse trabalho assistindo dez crianças e atualmente atende 140.

Familiares também recebem atendimento, por exemplo com uma oficina que orienta durante o período do diagnóstico inicial que, muitas vezes, pode ser traumático para as famílias. O trabalho da escola deve ser complementado em casa para melhor resultado das crianças, por isso a importância de trabalhar também com as famílias.

Rosana Mendes Ramos, 57 anos, dona de casa e mãe de Julia Mendes Ramos de 22 anos diagnosticada aos 8, confirma que a assistência especializada tem favorecido o desenvolvimento da filha. “Para sair com ela, hoje eu saio, vou para o shopping ou qualquer lugar. Se eu sentar para comer alguma coisa com ela, ela para. Mas isso foi um trabalho que eles fizeram aqui”, destaca.

Rosana Mendes Ramos é mãe de Julia Mendes Ramos e voluntária do AMAS

Além de mãe, Rosana é voluntária do Amas. A filha utiliza de transporte especial e precisa de acompanhante. Ela fica na escola das 13h às 15h e produz trabalhos em crochê que são vendidos quando tem bazar para arrecadação de fundos.

Estimulação Global e a Dinâmica Familiar
A pedagoga e diretora do Amas, Jeane Pereira de Lima Collaço, 54 anos, divulga também a intervenção Estimulação Global e a Dinâmica Familiar para Crianças com TEA feita pela entidade no início da semana. “Atendimento de crianças com hipótese de diagnóstico e outras que já são diagnosticadas, mas são novinhas e precisam de um estímulo contínuo”, explica a pedagoga, destacando que quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento, mais resultados a terapia apresentará.

Andréa de Paula Pacheco Ferraz, 40 anos, analista de comércio exterior, é mãe de Manuella Beatriz Pacheco Ferraz, 2 anos e 11 meses, que foi diagnosticada com 1 ano e 7 meses. “A Manu não falava, a gente chamava e ela fingia que não ouvia, não olhava, hoje ela já olha, já tem o contato visual que ela não tinha antes, ela entende os comandos, ela se comunica melhor, está começando a falar algumas palavrinhas.”, explica sobre a análise precoce da filha e dos benefícios.

Seja um doador!
Interessados podem ajudar a associação através de depósito, contribuição mensal, sistema pag seguro ou boleto bancário. A instituição também aceita doações de roupas, alimentos, produtos de limpeza e remédios. Para mais informações acesse o site http://www.amassorocaba.org.br/como-ajudar.

PROJETO FOCA SOLIDÁRIA
Produção: alunos do 1º período de Jornalismo