Último dia do Uniso Experience é marcado por atividades ecológicas

Laura Briguenti (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

Uniso Experience desta edição teve “sustentabilidade” como tema principal (Foto: Marcel Stefano)

A edição 2023 do Uniso Experience acabou nesse sábado, 20, e contou com uma programação repleta de atividades práticas sobre sustentabilidade. Com a participação do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), do Grupo de Escoteiros Agnes e de outros interessados, o início da manhã reuniu todos os presentes, para observar as aves que estavam no local e, até, a seriema, mascote da universidade, apareceu por lá.

O último dia de Uniso Experience proporcionou atividades para todas as idades (Foto: Laura Briguenti)

A atividade posterior foi a do plantio de mudas nativas, sob as orientações dos professores Renan Angrizani, de Engenharia Ambiental, e Nobel Penteado, de Ciências Biológicas. As crianças e jovens presentes plantaram vinte mudas produzidas pelos Núcleo de Estudos Ambientais (Neas) da Uniso. Os exemplares se tornarão árvores de oiti, aroeira pimenteira, ipê roxo, ipê branco, eritrina, jacarandá mimoso e olho de cabra.

Jovens escoteiros, do Grupo de Escoteiros Agnes de Sorocaba, participou das atividades oferecidas (Foto: Laura Briguenti)

O fechamento do evento também contou uma visita guiada pelo Hospital Veterinário, incluindo uma aula sobre animais silvestres e apresentação de espécies taxidermizadas de teiú, bem-te-vi, jabuti e quati.

Aproveitando a oportunidade de contato com a natureza, também foi realizado um passeio ciclístico e uma trilha ecológica, encerrando a manhã com a realização da oficina “horta em casa”, que proporcionou aos alunos e à comunidade presente, interna e externa, um momento de aprendizado e conhecimento por meio de dicas.

Uniso Experience, com foco em Sustentabilidade, aconteceu durante quatro dias de junho (Foto: Laura Briguenti)

Segundo o professor do curso de Engenharia Ambiental e idealizador do evento Uniso Experience, Renan Angrizani, “a gente tem sempre a missão de levar conhecimento para além das barreiras aqui da Universidade. Podemos ser sim agentes de mudança. É algo que estamos trabalhando aqui dentro da Universidade por meio desse evento e de outros que fizemos junto com o Comitê de Sustentabilidade”, comentou.