Fotografia – Mostra retrata vida de monges budistas em Myanmar

A mostra é composta por 24 imagens feitas pelo
fotógrafo Zare Ferragi

A exposição fotográfica “Myanmar: Vozes que Escutam Caladas”, idealizada pelo fotógrafo Zare Ferragi, retrata a vida dos monges budistas de Myanmar. A mostra, que permanece na Biblioteca Municipal até 7 de dezembro, conta com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur) de Sorocaba e da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O objetivo da exposição é apresentar a realidade de monges budistas que passam por mudanças políticas em seu país. Com 24 imagens, o fotógrafo retrata Myanmar, os monges e sua população, realizadas em março de 2007. No momento, o país vivia um regime autoritário, e a fé religiosa um importante refúgio na difícil vida diária dos birmaneses.

Conforme Ferragi, os monges estão em processo de aprendizagem e ensino. Ajudando aos outros, são as vozes que escutam caladas e acreditam na democracia, com a consciência de que podem contribuir para um país melhor.

Para o casal Paulo e Fany Ramos, a exposição é instrutiva. “Uma exposição como essa nos traz conhecimento sobre um país pouco abordado”, diz  Paulo. Já para Fany, o que mais chamou a atenção foi a importância da religiosidade inserida na cultura do povo de Myanmar.

A visitação à mostra pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, e aos sábados e domingos, das 13h às 16h50.A Biblioteca Municipal fica na Rua: Ministro Coqueiro Costa, 180, Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone: (15) 3228-1955.

Texto e imagens: Priscila Neves – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)