Hospital Veterinário faz prevenção e tratamento do câncer de mama em cadelas e gatas no Outubro Rosa

Outubro é um mês de conscientização. A campanha Outubro Rosa é de nível nacional e a cada ano vem tomando proporções gigantescas e realmente alertando a população, contra essa doença tão severa e silenciosa. E neste mês de outubro a Universidade de Sorocaba quer alertar aos donos de animais, pois o câncer também se manifesta nos bichos, como cães e gatos.
Pensando nisso a Uniso, que já realiza atendimentos clínicos em animais de toda a comunidade de forma gratuita, no Hospital Veterinário Universitário, proporciona durante todo o mês de outubro, um atendimento especial, com avaliações clinicas e orientações preventivas sobre tumores de mama.
Maria Paula Falcão dos Santos, coordenadora e uma das organizadoras, conta que o projeto de iniciativa do Grupo de Estudos em Pequenos Animais (Gepa), com orientação e acompanhamento das professoras Andrea Cristina Higa Nakagui e Paula Nassar de Marchi, começou em 2017 e surgiu com a intenção de proporcionar aos animais um tratamento adequado, conscientizando seus donos sobre a doença, pois a ocorrência em cães e gatos é bem grande. “Uma simples intervenção do proprietário, no caso a castração precoce, já reduz muito este problema”, alerta.
“A população é orientada e atendida na clínica e nos casos do animal apresentar algum nódulo, é feito o encaminhamento para cirurgia, com condições especiais, levando em conta o Outubro Rosa. A mastectomia (retirada da cadeia mamária) é realizada e em casos de animais não castrados, indicamos a castração”. Maria Paula orienta aos donos de cães e gatos da região, que não deixem de procurar atendimento veterinário, pois o animal sofre demais com os sintomas da doença, que são em muitos casos, severos. Alguns dos sintomas mais recorrentes são o aumento da mama e o incomodo/dor, em alguns estágios pode haver lesão da pele, perda de apetite e abatimento do animal.
Luciana e sua gata Princesa, amor e cuidado que já duram
quase 15 anos
Luciana Maria Silva, dona de casa de 33 anos, tomou conhecimento dos atendimentos prestados pela universidade através do Facebook e encaminhou sua gata Princesa para atendimento na clínica. A gata de 15 anos foi diagnosticada com câncer de mama e recebe atendimentos dos profissionais universitários há pouco tempo, mas sua dona já qualifica o serviço positivamente, “Eu acho o atendimento aqui excelente, os exames e a cirurgia são bem abaixo da tabela, bem inferiores aos que tem por aí. Se eu fosse fazer na minha cidade eu gastaria muito mais e ainda assim o atendimento não seria de qualidade”.
Luciana que também é protetora de animais e moradora da cidade de Tietê, tem mais cinco gatos, três cachorros e um canário, todos recolhidos da rua. Conta que outros protetores indicaram os atendimentos da universidade e consultando a página no Facebook, agendou uma consulta e avaliação e agora sua gata está sendo bem cuidada.
Vinicius Augusto, comerciante de 22 anos, também levou sua cachorrinha Mia, de 7 anos para o atendimento da universidade e garante que tem sido muito bem atendido, “Eu não paguei nada até agora e não faço ideia de quanto gastaria se fosse em outro lugar. Aqui a atenção é outra, o cachorro tem um cuidado muito especial”.
Maria Paula conta que o projeto ainda é novo e pouco conhecido pela população, mas que mesmo após o Outubro Rosa os atendimentos à comunidade continuarão e a universidade abre as portas a todos para este atendimento e orientação. “Nosso horário de atendimento para este mês de campanha é das 14h às 17h e não precisa de agendamento, o atendimento normal e com agendamento, é de segunda a sexta, das 14h às 18h”.
Para o atendimento, o proprietário precisar preencher um cadastro com informações básicas e caso o animal tenha, apresentar a carteirinha de vacinação. O endereço para atendimento é: Estrada Rafael Lobo de Morais, nº420 – Brigadeiro Tobias – Sorocaba/SP.

Texto: Jéssica de Meira – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)
Imagens: Isa Feijó – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)