Nova gestão do DCE apresenta projetos a alunos

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uniso e a União Estadual dos Estudantes (UEE) promoveram, no dia 04 de setembro, um debate sobre educação na Cidade Universitária. O objetivo do encontro foi incentivar os estudantes a participarem das políticas de assistência estudantis e expor os projetos para a universidade.
Os principais projetos abordados foram a criação de creches dentro das universidades, a implementação do Bom Prato universitário, e a introdução do Passe Livre em Sorocaba, que já está em vigor na cidade de São Paulo.
Durante o evento, Vinícius Viana, presidente do DCE, justificou esses projetos, explicando que muitas mulheres que engravidam ou que possuem crianças optam por adiar ou até mesmo desistir do ensino superior pela falta de assistência aos filhos. Já a implementação do Bom Prato universitário é um projeto da UEE que está sendo discutido em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, para oferecer uma refeição mais acessível e de qualidade para aqueles estudantes que não podem voltar para casa para se alimentar e não podem gastar todo dia em alimentação.
Já o projeto do passe livre é uma conquista da União Estadual dos Estudantes que já está válida na cidade de São Paulo, com gratuidade no transporte público para estudantes da rede pública ou estudantes com baixa renda.

Segundo Viana, a nova gestão do DCE tem trabalhado pela democratização da universidade, e desde as eleições, foram criados quatro centros acadêmicos. Porém, a participação dos estudantes é um fator importante que não está sendo bem trabalhado pelo Diretório Central dos Estudantes. Quem desejar conhecer ou participar do DCE, a sala do diretório fica no primeiro andar do bloco C e a página do facebook é @unisodce.

Texto: Kally Momesso, para a Agência Experimental de Jornalismo (Agência/JOR Uniso)
Foto: Arquivo Pessoal – DCE