I Fórum de Medicina Veterinária Legal: Um Olhar Técnico Sobre os Maus-Tratos Animais e Como Combatê-los
O evento abordou questões sobre o combate aos maus-tratos animais, reunindo especialistas
Por Beatriz Lippi (Agência Focs – Jornalismo Uniso)*
Na última terça-feira (10), foi realizado o I Fórum de Medicina Veterinária Legal, na UNISO. O evento reuniu alunos e profissionais da área para discutir os desafios e as responsabilidades da medicina veterinária legal no combate aos maus-tratos animais. O evento contou com a participação de estudantes dos cursos de medicina veterinária e de direito, além de especialistas no campo, como o Dr. Renato Murta, representante do CRMV-SP, a Dra. Júlia Nunes, da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) de Itapetininga, e o Prof. Lorenzo Pissinatti, docente da UNISO.
A primeira palestra foi conduzida pelo Dr. Renato Murta, representante do CRMV-SP. Ele trouxe o conceito de maus-tratos e os pilares que o sustentam, destacando a crueldade como um dos principais fatores. Além disso, Murta reforçou a importância do laudo técnico para comprovar a ocorrência de maus-tratos e a obrigação ética e legal que os médicos veterinários têm de denunciar esses casos. Ele também discutiu a importância de educar os tutores de animais, fornecendo orientações que podem prevenir atos de crueldade.
Em seguida, a Dra. Júlia Nunes, da DEPA de Itapetininga, falou sobre a Lei 17.640/2023, que estabelece a obrigatoriedade de comunicação de indícios de maus-tratos à Polícia Civil de São Paulo (PCSP) por parte dos estabelecimentos veterinários. Ela explicou o funcionamento da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) e a importância de registrar os casos. A Dra. Julia também apresentou a “Teoria do Elo”, que relaciona maus-tratos animais à violência doméstica e outros crimes.
O Prof. Lorenzo Pissinatti trouxe uma perspectiva mais técnica sobre a identificação animal. Ele abordou a identificação morfológica e taxonômica dos animais. A aplicação prática desses conhecimentos em situações de maus-tratos e sua relevância para a justiça foram temas centrais de sua palestra.
O evento encerrou com uma roda de conversa entre os palestrantes e as professoras de medicina veterinária da UNISO Claudia Leschonsk e Andréa Cristina Higa Nakaghi, organizadoras do evento, e o médico veterinário Felipe Consentini. Nesse momento os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e debater mais profundamente as questões das palestras.
A professora e organizadora do evento Andréa Cristina Higa Nakaghi, contou um pouco a respeito do que achou das palestras. “Eu achei que foi bem generalista o tema, fiquei bem feliz com as discussões. Se a gente for pensar no que foi discutido, nas pessoas que estavam ali discutindo, que tem um super conhecimento do assunto, foi super rico. Eu fiquei muito feliz com o resultado.” Ela pretende organizar um próximo fórum, que pode até ser com o mesmo tema, “a gente já saiu dessa pensando em uma próxima com o mesmo tema, porque a gente percebeu que no final teve muita pergunta, e ainda tinham alunos que gostariam de ficar discutindo mais tempo.”
Beatriz Magalhães, aluna de medicina veterinária também deu sua opinião sobre o evento, “achei a palestra muito boa. Foi importante para entender como o veterinário tem um papel essencial no combate aos maus tratos aos animais. É fundamental que a gente saiba identificar e agir em casos assim, e foi ótimo a UNISO trazer esse tema. Ajudou a abrir ainda mais a nossa visão sobre a responsabilidade que temos na proteção dos animais”.