Comunicação da Uniso recepciona calouros e veteranos
O começo do ano letivo foi marcado por uma recepção especial para calouros e veteranos, na Universidade de Sorocaba, na manhã desta quarta-feira (05). Os cursos de Comunicação reuniram os alunos para uma apresentação da equipe docente e uma aula magna com o diretor da TV Tem, Osmar Chor, convidado para falar sobre mercado e profissão.
Osmar Chor falou sobre dedicação como um dos diferenciais do profissional no mercado competitivo |
Estudantes de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda aproveitaram a programação e foram convidados para as atividades receptivas que seguem até sexta-feira (07). No primeiro dia, o clima era de reencontro com os amigos para os veteranos e de expectativa para os calouros ao conhecer a estrutura da universidade e professores e os novos colegas.
“As pessoas não aguentam mais ver tragédia. Todas as mídias acabam puxando para isso, porém é necessário ver as coisas positivas, sabemos que as notícias positivas inspiram as pessoas e as motivam”, comentou Chor sobre a “saturação” nas mídias sobre tragédias, no começo da palestra. Continuou respondendo perguntas sobre se reinventar na carreira e as perspectivas de mercado para os jovens. “No mercado, o mais importante é a qualidade do profissional e não seu registro profissional, a queda no mercado tradicional torna possível que o jornalista desempenhe melhor seu papel ou busque uma forma nova de se manter no mercado ou entrar nele”, respondeu ao ser questionado sobre a não necessidade de diploma para jornalistas e a respeito da entrada no mercado de trabalho.
Veteranos e calouros terão atividades de integração até sexta-feira pela manhã e à noite |
Após à aula, os novos alunos tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de comunicação. As novatas Fernanda e Larissa, ambas com 17 anos, entraram no curso de Jornalismo e estão empolgadas com essa nova etapa da vida. “A estrutura da Uniso se destaca comparada com várias outras universidades, por isso, decidi realizar meu sonho de fazer jornalismo aqui”, comentou Fernanda. Sua nova colega de sala, Letícia, completou “jornalismo junta tudo que eu queria em um curso só, por isso acho que fiz uma ótima escolha nesse momento da minha vida”.
Os veteranos e os professores também se mostram entusiasmado com a volta. “Mesmo sendo veterano, a sensação sempre é de calouro, aquele frio na barriga e a ansiedade para conhecer os novos professores e suas disciplinas e o novos alunos também. Minhas ideias acabam se consolidando mais, por isso já dá para ter uma noção de qual área do jornalismo eu vou seguir”, comentou Matheus Queiroz, 20 anos.
Já o professor e coordenador de jornalismo, Fernando Negrão Duarte, comentou que o período de matrículas se mantém aberto. “Nossa matriz foi atualizada para que o curso fique mais próximo da realidade do mercado, readaptando matérias. As expectativas são das melhores porque temos que nos reinventar e capacitar, como disse Osmar na palestra e não é só a escola que vai formar esses novos jornalistas, eles têm que correr atrás e ser ativos na comunidade”, finalizou o professor, dando a dica.
____
Texto: Vitor Gaver