26ª edição da Mesa de Provocações aborda as mudanças tecnológicas e avanços industriais

Alunos de Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, entre outros cursos, participaram no último sábado (14) da 26ª Mesa de Provocações com a temática “Profissional 4.0” da Universidade de Sorocaba. O evento foi realizado na Cidade Universitária “Profº Aldo Vannucchi” e foram abordados temas relacionados ao futuro das profissões, do emprego, da indústria e estratégia de carreira. Com o intuito de abordar questões da evolução tecnológica, foram colocados em pauta assuntos como internet e as consequências da sua evolução no mercado de trabalho, tanto no cenário empresa quanto mercadológico.
A mesa contou com a presença do professor e pesquisador da Unicamp Orlando Fontes Lima Junior e dos professores André Luiz Sueiro e João Roberto Rezende, ambos da Uniso. Durante a conversa foi discutido como a indústria 4.0 é baseada em comunicação de dados e em automatização, sendo conceitos utilizados em larga escala e evoluindo de maneira crescente. Foi pontuada pelo professor Orlando a importância da alavancagem de carreira para acompanhar as novidades tecnológicas.
 Docentes participam da 26ª edição da Mesa de Provocações
Em seu discurso, o docente da Unicamp fez uma demonstração de atendimento robotizado, afirmando que atualmente esse tipo de “funcionário” não é comum nas empresas, mas que com o avanço dessas ferramentas a realidade nas organizações pode mudar. “Hoje esse tipo de atendimento ocupa uma vaga para cada cinco vagas nas empresas, na área de serviço de atendimento ao cliente. O cenário daqui três anos é que de cinco vagas, quatro serão ocupadas por robôs. Esse é um chatbox, um robô de chat que já foi utilizado nas eleições americanas”, afirmou Orlando destacando que a substituição de funcionários tradicionais já está mais próxima do que era esperado.
A exposição das futuras condições de trabalho no meio industrial foi primordial para os alunos que estavam presentes na 26 ª edição da mesa. “A palestra é importante pois nos mostra a evolução mercadológica que estamos vivendo. Procuro usar alguns pontos mostrados pelos professores para buscar especializações que poderão futuramente me ajudar a me adequar ao mercado de trabalho”, contou Gabriel Andrade, 22, aluno do primeiro semestre de Gestão Financeira que já trabalha no meio industrial e garante ser necessário manter uma ampla visão da importância dessas mudanças.
 Reitor Rogério Profeta abre palestra
Texto e fotos: Évelyn Azevedo/AgênciaJor