Uncategorized

Alunas protestam contra violência da morte de Marielle Franco

Estudantes de Jornalismo da Universidade de Sorocaba organizaram uma manifestação para provocar reflexão no público universitário sobre a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL) ocorrida no Rio de Janeiro. A violência contra a vereadora tem causado polêmica e repercussão tanto na mídia quanto na sociedade. 
Marielle foi assassinada quando voltava de um evento na Lapa e uma multidão acompanhou o seu sepultamento no dia 15 de março. A cerimônia aconteceu sobre emoção, aplausos de políticos, amigos e familiares.  
As alunas do 5° período de Jornalismo costumam se reunir após o termino da aula, debater questões sobre violência e decidiram ampliar a discussão com a manifestação durante o intervalo das aulas na sexta-feira, dia 16. Caroline Queiroz Tomaz, 20, diz que a proposta do grupo é debater assuntos que são pouco discutidos na sala de aula, como a violência contra a mulher negra.
 Alunos que participaram da manifestação
“Primeiramente para encabeçar esse ato, precisaria de adesão e como estamos começando agora, faculdade particular não têm adesão igual têm nas faculdades federais. Entretanto, pensei na simbologia desse ato, o que ele iria significar para nós no futuro, enquanto outras universidades estavam pautando sobre a morte da vereadora eu não poderia deixar passar em branco.” 
Para Caroline, foi emocionante o apoio que teve dos colegas de classe, porque não esperava pela quantidade de pessoas que assistiram seu discurso. Além de aplausos e fotos, os estudantes fizeram um minuto de silêncio aos mortos. 
Ana Beatriz, está cursando Medicina Veterinária e durante a manifestação emocionou ao contar a história da vereadora Marielle, pois tinha admiração pela vereadora, e quando soube que a Uniso teria uma manifestação resolveu participar. “Como mulher, ela não deixava ninguém calar sua voz, então mataram ela, como outras mulheres quando se impõem na vida política, isso é injusto e merecemos respeito. Marielle presente! presente! Marielle presente!”
Texto e Fotos: Larissa Camargo/AgênciaJor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *