Uniso promove encontro de ensino, pesquisa e extensão

Apresentação de trabalhos e palestra marcaram um dos eventos mais tradicionais da Universidade de Sorocaba (Uniso): O 20º Encontro de Pesquisadores e Iniciação Cientifica (EPIC), 15ºEncontro de Extensão (ENEX) e 5º Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (E_PIBID), realizado de 7 a 9 de novembro, na Cidade Universitária.
O evento ocorre anualmente na Uniso, com a presença de pesquisadores, estudantes e docentes, e pode ser acompanhado pelo público em geral. A abertura teve a apresentação de um grupo de dança contemporânea da Unicamp, seguida da mesa composta pelo Pró-Reitor Acadêmico, professor José Martins de Oliveira Junior, e pelas professoras responsáveis pela organização, Maria Angélica Lauretti Carneiro, Vilma Leni Nista e Valquiria Miwa Hanai Yoshida, que agradeceram a presença de todos e deram inicio ao evento.
 Professora Kátia De Angelis
A primeira palestra, “Diálogos do Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação Acadêmica e Profissional”, foi ministrada pela professora doutora Kátia De Angelis, que falou sobre a história das universidades e sobre os pilares que contribuem para seu bom funcionamento: Ensino, pesquisa e extensão.
A palestrante explicou a importância da pesquisa e o que ela pode trazer de benefícios para o país, e comentou também sobre falta de investimento nesse campo. Para ela, é importante esse tipo de encontro para “fazer com que os alunos possam conhecer o que está sendo desenvolvido na Universidade”, disse ela.
 Grupo de Dança Contemporânea da Unicamp
Para Valquiria Miwa Hanai, o principal objetivo desse tipo de encontro é divulgar os programas de pesquisa, ensino e extensão da Universidade e a pesquisa docente, para a comunidade interna e externa. “O intuito é mostrar como o Brasil está se colocando em termos de pesquisa em relação aos outros países e o que está sendo produzido na Universidade”, complementa Hanai.

Evento foi aberto ao público

Texto: Sara Fonseca/AgênciaJor
Fotos: Aline Ferreira/AgênciaJor