Uniso recebe palestra sobre TV digital

Uma equipe da TV Tem de Sorocaba esteve na Cidade Universitária, na Universidade de Sorocaba (Uniso), para realizar uma palestra sobre o sistema digital. O evento, realizado no dia 18 de agosto, contou com a participação de alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e de Relações Públicas.
A TV vem promovendo uma campanha de orientação sobre a mudança do sistema, que substituirá o sinal analógico pelo digital. “O grande benefício para a população é o alcance do sinal digital, com maior qualidade em som e imagem, e de graça”, diz Adilson Dolci, gerente de tecnologia da TV Tem Sorocaba.
No entanto, Adilson ressalta a necessidade de se ter o conversor digital, além da antena UHF: “A antena basta para aparelhos de LCD, fabricados depois de 2010, mas os aparelhos mais antigos precisam também do conversor digital”.
Dolci também recomendou cuidado aos alunos no uso do equipamento novo: “O trabalho continua sendo o mesmo, mas muitos detalhes que antes não seriam percebidos agora podem ser notados, como a maquiagem do apresentador”, afirmou.
Os alunos da Uniso, no entanto, estão preparados para mudança, como conta Laura Bittencourt, aluna do 6º semestre de Publicidade e Propaganda, que já trocou um aparelho de televisão e vai adaptar um de tubo para o sinal digital: “Acredito que não sentimos tanto a diferença na produção de vídeo, porque estamos sendo formados acostumados a produzir para a internet, então essa mudança na tecnologia não interfere tanto”.
O sinal analógico de televisão deixará de ser transmitido na região de Sorocaba a partir do dia 29 de novembro. Outras informações sobre a transição para o sinal digital estão disponíveis no site redeglobo.globo.com/sp/tvtem/tvtemdigital.
Confira aqui instruções para receber o sinal digital no seu aparelho:

Texto: Matheus Piccinin/AgênciaJor
Foto: Maria Luiza Martins/AgênciaJor