Hospital Veterinário da Uniso está aberto ao público

O Hospital Veterinário do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Sorocaba (Uniso), localizado na Cidade Universitária, começou a oferecer a partir de agosto atendimento à comunidade para tratamentos de animais de pequeno e grande porte e também de animais silvestres.
O hospital, inaugurado em junho de 2016, é utilizado por professores e alunos do curso, com o papel de complementar a formação acadêmica dos estudantes.
Para o professor Lourenço Candido Cotes, a abertura à comunidade representa mais oportunidades de aprendizado aos alunos. Segundo ele, a proposta do hospital é proporcionar a experiência do convívio e do dia a dia de uma clinica veterinária e, agora, com os serviços voltados à população, eles terão também uma maior convivência social.  Ele explica que, a partir do envolvimento dos alunos com a comunidade, o aprendizado se enriquece devido à interação com a diversidade regional de animais. Além disso, a prática dos estudantes é impulsionada devido ao fato de que, com a abertura, o hospital poderá receber ocorrências inéditas, que servirão de estudo para os alunos.
 O Hospital possui uma sala de Centro Cirúrgico
 Para a aluna Elisa Collini, do décimo semestre do curso, com a abertura para a comunidade, as oportunidades de aprendizado se multiplicam, já que todos os casos são atendidos, tratados e analisados pelos estudantes. Nilson Santos, que cursa o oitavo período, complementa que, dessa forma, “se aprende na prática, saindo da zona de conforto da sala de aula”.
O professor Lourenço explica que, para que aconteça uma experiência mais abrangente dos alunos dentro do hospital, é preciso que estejam funcionando três engrenagens, a social, a do conhecimento e a do meio ambiente. “Uma não funciona sem a outra, portanto, há a necessidade de uma sincronia. Assim, o aluno pode trocar cada vez mais experiências de sua área dentro e fora da universidade”, comenta.
 Sala  para realização de exames fisiológicos

O hospital também dispõe de uma área voltada para animais de grande porte, com uma infraestrutura capaz de fazer tratamento clínico e cirúrgico, segundo explica o professor, e também responsável pelo setor, Leonardo Maggio de Castro. “Depois da abertura para a comunidade, houve uma boa demanda nessa área”, explica. Para ele, apesar de não existir uma cultura de procura de atendimento especializado para grandes animais, essa busca por tratamento no hospital é atribuída à equipe e estrutura qualificada para realizar o atendimento e tratamento necessário.

Ele conta que, a partir do momento que o animal é recebido, ele passa por uma triagem feita por uma equipe de veterinários e alunos e, em seguida, é assistido de forma rotineira, incluindo finais de semana e feriados, por esse grupo. Em caso de uma cirurgia, na triagem são determinados quais profissionais tratarão deste animal.
O hospital está aberto para atendimento à região. Segundo a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Ana Carolina Porto, é cobrado o preço de custo dos serviços prestados ali, que será revertido ao hospital.
Para marcação de consultas ou atendimento dúvidas, o telefone é (15) 2101 7120. Além disso, o hospital conta com páginas em redes sociais, para divulgação de fotos e outras informações, que são Hospital Veterinário UNISO (Facebook) e UNISOMVet (Instagram). No caso do hospital de grandes animais, as páginas são HVU Grandes Animais UNISO e HVUGrandes_UNISO.
 Sala de atendimento para os primeiros cuidados
Texto e fotos: Vinicius de Paula/AgênciaJor