X Semanão Uniso traz conhecimento sobre mercado colaborativo de arquitetura e urbanismo

O segundo semestre começou com novidades para os estudantes de Arquitetura e Urbanismo. O X Semanão Uniso trouxe amostras de trabalhos, palestras e workshops, com início no dia 02 de agosto e encerramento no dia 12. A aluna do quarto período do curso, Ana Paula Ramos Maio, diz gostar e aprender muito com essa atividade “Isso acrescenta bastante para nós, alunos. A gente consegue contato com os palestrantes, com o mercado, e leva isso para a vida”.
A semana especial ocorre no início de todo semestre e tem o objetivo de recepcionar os calouros e integrá-los com o curso, veteranos e com o mercado atual. Segundo o professor Breno Barelli, essa semana vem sendo muito positiva para os estudantes. “Tanto os alunos que estão à frente no curso, quanto os que estão entrando, conseguem enxergar uma mostra diversidade profissional”.
O quinto dia de atividades se iniciou com uma mesa-redonda dos melhores trabalhos do terceiro semestre da disciplina de Projeto e Paisagismo e se estendeu com a palestra do Clube dos Arquitetos, intitulada “A cidade é do… Mercado Colaborativo”. A palestra foi ministrada por um dos sócios, Rogério Blau, que expôs aos alunos as dificuldades do mercado atual e os aconselhou sobre senso empreendedor, criatividade e perfis.
Após a atualização sobre o mercado, o palestrante apresentou o Clube dos Arquitetos, um grupo de profissionais que dispõem de um espaço colaborativo para alunos e profissionais da área, com serviços de coworking, suporte técnico administrativo para recém-formados, networking, cursos artísticos e livres, treinamentos e workshops, dentre outros. “A gente sentiu essa dificuldade no mercado desde a época da faculdade. Toda vez que a gente procurava serviço, assessoria ou cooperação, não encontrava, sempre havia barreiras. Pensamos em criar um espaço que pudesse oferecer esses serviços e produtos com um custo operacional acessível ao estudante, porque tudo o que a gente encontrava era muito caro”, afirma Michele Dall’Oglio Alves, sócia-proprietária do Clube dos Arquitetos.
Os participantes foram convidados a doar um quilo de alimento não perecível à Casa de Belém, instituição que acolhe menores vítimas de violência doméstica ou abandono.
 Professor, palestrantes e alunos do curso de Arquitetura da Uniso

Texto: Maria Luiza/AgênciaJor