Radialista Marcel Capretz participa da Semana de Jornalismo ASI/Uniso

Na segunda noite de palestras da Semana de Jornalismo ASI/UNISO, os alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Educação Física da Universidade de Sorocaba receberam o radialista e apresentador, Marcel Capretz.

O encontro aconteceu no dia 09, na Cidade Universitária. Durante cerca de 1 hora e meia de bate papo, o convidado contou toda sua trajetória, deixando sempre alguma mensagem motivacional. Radialista pela 105 FM desde 2007, e apresentador do programa Futebol Esporte Show, da TV Sorocaba SBT, desde 2009, Capretz  iniciou sua carreira jornalística na cidade de Jundiai, onde nasceu, cresceu e teve suas primeiras experiencias profissionais em jornal impresso, em TV e em Rádio.
Capretz procurou encorajar os alunos a seguir em frente buscando sempre melhorar, com frases de efeito e exemplos de vida. “Comecei, até por sobrevivência, a investir em mim mesmo, e isso é o que deixo para vocês. De maneira geral, comecei a entender que quanto melhor eu fosse mais eu teria”, comentou.
Trabalhando atualmente com TV e Rádio, o jornalista falou também sobre as diferenças da cobertura esportiva de um meio para outro: “A cobertura é diferente, a linguagem é outra, o rádio não tem imagem, então, tenho que ter um discurso muito mais imagético. Por meio da palavra eu crio a imagem para o ouvinte”.
Jornalista esportivo por paixão ao futebol, Capretz se dedicou a estudos na área, desde tática a análise de desempenho. Realizado, definiu o prazer em atuar na área esportiva: “A notícia de esporte é dada com um sorriso no rosto”.
 Jornalista Marcel Capretz em entrevista para os alunos
Para o estudante de Jornalismo, Gabriel Fernando (20), que diz ter crescido acompanhando a carreira de Marcel Capretz tanto no rádio quanto na TV, a palestra teve um significado especial. “Esperava ouvir só sobre jornalismo esportivo, mas ele foi muito mais que isso e deu uma palestra de motivação para a gente não desistir do que sonha. Mesmo com as dificuldades, a gente  tem que enfrentar e agarrar todas as oportunidades”, afirmou.
Entre perguntas sobre carreira, futebol e opiniões, o jornalista teve que responder qual seu time do coração e, entre risos, afirmou ser o Paulista de Jundiaí. Ao final, Capretz atendeu todos os presentes para fotos e foi entrevistado por alunos de Jornalismo. Em resposta a uma das perguntas, falou sobre a sensação de ministrar palestras para universitários. “Quando sou convidado, faço questão de participar, porque gosto dessa interação com o aluno. Também já fui estudante e adorava assistir palestras de profissionais. Em segundo lugar, porque minha missão é impactar pessoas, e isso pode ocorrer por meio de palestras, além de levar algo positivo para o aluno”, concluiu.
Texto e Fotos: Lucas Souza/AgênciaJor