Jornalismo esportivo é tema da abertura da Semana ASI/Uniso

A Semana de Jornalismo ASI/ Uniso, promovida pela Associação Sorocabana de Imprensa e o curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba, abordou a o papel das torcidas organizadas no futebol. O tema foi discutido no primeiro dia do evento, no dia 8, na Cidade Universitária.
 A abertura da Semana foi realizada pela Coordenadora de Jornalismo, professora Andrea Sanhudo. Na sequência, o professor Marcel Stefano, membro da Associação Sorocabana de Imprensa, falou sobre a entidade e sua importância na cidade.
Em seguida, foram ministradas as palestras “O papel das torcidas organizadas no futebol” e “Violência nos estádios”, pelos professores Tarcyane Cajueiro Santos e Felipe Tavares Paes Lopes, respectivamente. A mesa de abertura do evento foi composta também pela presidente da torcida organizada Sangue Azul, do Esporte Clube São Bento, Rosa Ramalho.
Para o professor Vagner Reolon Marcelino, Coordenador de Educação Física, curso parceiro da Semana, o evento foi muito importante para os estudantes da área, pois abordou questões sociais e culturais que envolvem o esporte.
 Voz,voto e veto é a primeira medida a ser tomada, diz o prof. Felipe Lopes
Para a professora Tarcyanie, é importante se debater nas universidades tais temas, pois num ambiente acadêmico são abordadas essas e outras problemáticas da sociedade. Ela acrescentou que o futebol é um esporte de identidade nacional e, por isso, o debate sobre assuntos, como a violência, contribui para a reflexão sobre políticas públicas que possam ajudar a solucionar o problema.
O professor Felipe Tavares destacou que o primeiro passo a ser dado para solucionar o problema da violência é democratizar o debate sobre ela, e dar vozes a todos os envolvidos. “O torcedor deve ter voz, voto e veto sobre políticas públicas. Ele deve participar de espaços onde são formuladas tais medidas”. Além disso, ele atentou que outra medida seria investir na educação do torcedor, não apenas por meio de campanhas, mas também de trabalhos sociais realizados com as torcidas.
A professora Andrea Sanhudo disse que é tradição a parceria do curso de jornalismo com a ASI, e a Semana é, portanto, o momento para trazer temas relevantes da imprensa para o ambiente acadêmico e promover o encontro entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área. “A ideia é sempre mostrar as perspectivas da atuação profissional, e, pelo fato de estarmos numa universidade, as perspectivas de pesquisas na área”, concluiu.

Texto e Fotos: Vinicius de Paula/AgênciaJor