Estudantes torcem pelo São Bento se manter na elite do futebol paulista

Diante de mais um desafio neste sábado, quando o São Bento entrará em campo para enfrentar o Audax, a torcida segue firme para que o time consiga se manter na elite do futebol paulista. Em 2014, o clube ficou entre os quatro melhores da Série A2, garantiu o seu retorno para a elite e atualmente disputa o Campeonato Paulista A1. Cada vez mais moradores de Sorocaba abraçam o time. Na Uniso, não é diferente.
Gabriel assistindo o último jogo São Bento

Os torcedores estão preocupados, mas a expectativa é grande, comenta Guilherme Dias, (23), aluno de Publicidade e Propaganda na Uniso. Ele coleciona, camisetas, chaveiros e bandeiras do clube. “Se o jogo cai no mesmo dia de prova de uma aula importante, a reponsabilidade vem em primeiro lugar, mas dia comum, com jogo importante, eu vou para o jogo”, afirma Guilherme.
Assim como ele, os estudantes Daniel De Luzia Filho, (21), de Engenharia Civil, e Gabriel Rosa, (22), de Jornalismo, são apaixonados por futebol e pelo São Bento, uma paixão que vem de família. Eles acompanham o time por jornais impressos, rádio, televisão e, às vezes, no Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC). “Torço para o São Bento porque é um time pequeno, porém com muita história, e além disso ele representa nossa cidade’”, afirma Daniel.

Torcedores costumam fazer loucuras pelo time. “Foram várias, mas a maior de todas foi um jogo do São Bento, na última rodada do Paulistão, que não valia mais nada, pois o time já tinha se garantido na primeira.  Paguei pro meu pai me levar ao jogo, a cerca de 415 km daqui.   Os únicos torcedores do São Bento no estádio foram eu e meu pai”, conta o aluno.
O time de Sorocaba tem mais quatros jogos no campeonato Paulista 2017, contra o Audax, Santos, Ponte Preta e Mirassol. No sábado (18), encara na 9ª rodada o Audax, no estádio José Liberatti, em Osasco, às 18h30min.
O Clube
O Esporte Clube São Bento foi fundado em 14 de setembro de 1913, em Sorocaba. Nascido sob o nome de Sorocaba Athletic Club, a agremiação passou a adotar a denominação atual em 18 de outubro de 1914. A motivação para tal mudança pode ter sido dois fatores: uma homenagem ao clube homônimo existente na capital paulista, e em destaque na época, ou o fato de o clube treinar em um campo localizado nos fundos do Mosteiro de São Bento, na região central da cidade.
Texto: Maria Verônica/AgênciaJor
Foto: Arquivo pessoal