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Alunos da Uniso levam educação ambiental para as escolas da região metropolitana de Sorocaba

Por Raíssa Rosendo Mio (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Foto: Raíssa Rosendo Mio

Como parte de seu primeiro projeto de extensão, o grupo universitário GEECO levou atividades e dinâmicas sobre biologia para crianças da rede pública, com o objetivo de apresentar o tema de forma atrativa e acessível ao público infantil. Os estudantes visitaram duas escolas: a Escola Estadual Antonio Cordeiro, na região norte de Sorocaba, no dia 23 de maio, com turmas do 6º ano, e a Escola Estadual Silvia Camargo Baldi, em Piedade, onde trabalharam com alunos do 5º ano.

Iniciado em abril de 2025 e coordenado pelo professor Thiago Simon Marques, o GEECO se dedica à produção de conteúdos educativos em ecologia, com notícias, pesquisas e curiosidades dentro do universo da biologia.

Mesmo com o desafio de traduzir termos científicos para o público infantil, Ana Laura Silvestre Bassi, estudante de Biologia, 20 anos, coordenou a aula em Sorocaba. De acordo com Ana Laura, a oportunidade de trabalhar ativamente com atividades de educação ambiental e informar a comunidade, dentro e fora do ambiente universitário, motivou sua entrada no GEECO.

A aula contou com jogos de perguntas e uma dinâmica de plantio de sementes. Com uma abordagem lúdica, os temas ensinados variaram entre biologia básica e crises ambientais, como o impacto dos microplásticos. “Trouxe elementos do dia a dia deles, exemplos palpáveis e cotidianos, como a comparação da cadeia ecológica com uma escola”, exemplifica Ana Laura, ao retratar a escolha da linguagem utilizada.

Alex Bassi, professor da instituição, 29 anos, reforçou a importância do contato universitário com os alunos. “Eles acolheram bem e participaram de forma importante dos questionamentos e atividades propostas.”

Dinâmica de plantio| Foto: Raíssa Rosendo Mio

Além da participação ativa dos alunos, incentivar o pensamento crítico e a sensibilidade dos jovens é um dos principais objetivos das ações promovidas pelo grupo. Guilherme Gonçalves de Oliveira, vice-presidente do GEECO, 19 anos, um dos responsáveis pela aula em Piedade, destacou a importância de despertar o senso de pertencimento nas crianças. “Crianças possuem mentes observadoras e replicadoras. Mostrar para elas uma visão real de preocupação, mas também de pertencimento, é fundamental para a criação de um raciocínio mais amplo e tolerante. Ações como essa fazem com que as crianças saiam daquela sala com outra ideia do que realmente se deve fazer com o meio ambiente: cuidar e proteger dele, entrar em contato com profissionais e, principalmente, compartilhar essa mensagem com os outros”, reafirma Gonçalves.

A aula foi possível graças ao incentivo da Secretaria de Meio Ambiente de Piedade, que, em reuniões com representantes do grupo GEECO, viu a oportunidade de levar um conteúdo lúdico, acompanhado de um jogo de verdadeiro ou falso e de uma roda de conversa com os alunos do 5º ano.

Aluno Lucas Silva junto a turma de Piedade | Foto: Guilherme Gonçalves de Oliveira

A bióloga e supervisora administrativa Victória Luiza de Oliveira Moraes, 23 anos, explicou os critérios aplicados pela Secretaria para aprovação da aula, como a análise e adaptação do conteúdo para diferentes faixas etárias, além da experiência e fundamentação dos palestrantes. Após o retorno positivo da atividade, Luiza reforçou o quanto uma boa didática e atenção podem mudar a perspectiva das crianças. “Ao término da palestra, fizeram diversas perguntas sobre temas relacionados à biologia e prometeram aos palestrantes que iriam passar o conteúdo visto em sala para seus pais e responsáveis, para que todos pudessem cuidar do meio ambiente.”

“Na infância se criam as primeiras ideias de profissões futuras, então poder inspirar as crianças a se interessar pelo conteúdo, a entender sobre o mundo universitário e a procurar uma formação posteriormente é de suma importância”, finaliza Luiza.

Seja entendendo o porquê de o desmatamento e a caça serem prejudiciais, ou apenas reconhecendo seu lugar no ecossistema, esses momentos influenciam diretamente na formação dos futuros universitários — e possíveis biólogos. O mundo que está em movimento pertencerá a elas. Ter esse pensamento e preocupação é uma garantia de um futuro em boas mãos.

Para acompanhar mais sobre o mundo da ecologia, siga @geecouniso no Instagram.

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