1ª Semana de Biotecnologia Aplicada à Agricultura e ao Meio Ambiente segue até sexta-feira

Os cursos de Agronomia e Biotecnologia da Uniso promovem até sexta-feira, dia 29 de abril, a 1ª Semana de Biotecnologia Aplicada à Agricultura e ao Meio Ambiente. Aberta nesta terça-feira (26), a programação terá palestras que abordarão, entre outros temas, os novos sistemas e mecanismos que utilizam a biotecnologia no combate e controle de pragas. As atividades serão na Cidade Universitária e a agenda da semana pode ser consultada no site da Uniso (www.uniso.br).

A primeira apresentação foi com a mestra em biologia funcional e molecular pela Universidade Estadual de Campinas, Estefânia Campos, que falou sobre o sistema de liberação sustentada para controle de pragas na cultura de soja e milho. Para ela, a importância desse assunto para os alunos é bem abrangente, pois mostra as diversas formas de pesquisas que se pode fazer. “É importante estar voltando para mostrar aos estudantes e incentivar a pós-graduação nesse tema, pois a agricultura no Brasil é muito importante”, diz.

Para o aluno do 5º período, José Nilson Vitorelo, o encontro com profissionais da área proporciona a interação com os mestres para aumentar o conhecimento na área e o campo de pesquisa e tecnologia. “Estamos interagindo e aprendendo”, acentua.
Welida Silva, estudante do 7º período do curso de Biotecnologia, considera que a palestra torna-se importante porque é a primeira universidade da região a ter esse curso. Para ela, é interessante conhecer outas pessoas do ramo. “Esta semana tem como foco a área ambiental, pois a agricultura e o meio ambiente não são os únicos objetivos da biotecnologia”, relata.
Daniel Bertolli Gonçalves é coordenador do mestrado em Processos Tecnológicos Ambientais e explicou que o objetivo da Semana é promover ações sociais de divulgação tecnológica, trazer uma aproximação técnica entre o que é produzido nas universidades, com os alunos e a sociedade. Salienta ainda que o contato em conjunto dos cursos de Agronomia e Biotecnologia promove reflexões do que é desenvolvido nas universidades parceiras em relação a nanotecnologia e biotecnologia, aplicada na agricultura.
Texto e Fotos: Luís Gustavo Peres, Agência JOR/Uniso