Estudantes visitam Cruzeiro do Sul

Os alunos do 3º período de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso) participaram da visita técnica à emissora de rádio Cruzeiro FM e jornal Cruzeiro do Sul, em 5 de abril, organizada pelo professor e jornalista Fernando Negrão.
Na emissora, a jornalista e produtora Cibele Freitas explicou o funcionamento e a dinâmica do veículo. Os estudantes acompanharam a transmissão do jornal da Cruzeiro e conversaram com o diretor de Jornalismo, o jornalista André Fazano. “Na primeira vez que entrei num estúdio para locução, estava confiante. Mas foi só ver o ‘no ar’ que a boca secou, as palavras sumiram. Depois, nos acostumamos e o jornal segue”, conta Fazano.

Na visita à redação do impresso, os estudantes foram recebidos pelo chefe de reportagem do jornal, Marcelo Roma, que apresentou a redação, do desenvolvimento da pauta e à produção das coberturas jornalística, e da paginação à impressão.
Os estudantes visitaram ainda o Memorial Cruzeiro do Sul, que reúne a história do impresso centenário em fotos, textos, vídeos e equipamentos, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral.

Segundo o professor Fernando Negrão, as visitas aos meios de comunicação é essencial para que os estudantes conheçam o ambiente de trabalho, a dinâmica e a atuação de um profissional. “O contato com os profissionais, nos locais de trabalho, ajuda na compreensão da teoria aliada à prática das redações”, afirma. Já para a aluna Bruna Emy Camargo, 20, a visita foi uma surpresa agradável, pois não esperava uma redação tão organizada. “A estrutura do Cruzeiro é ótima, e ajudou muito para entender a produção de um impresso”.
Sistema Ipanema – Os estudantes visitaram também o Sistema Ipanema, localizado em Votorantim. No local, conheceram a redação do jornal Ipanema e Portal Ipanema e participaram da programação ao vivo da rádio Ipanema.
Texto: Lauren Olivieiro, para Agência JOR/Uniso
Fotos: Lucas Antônio, para Agência JOR/Uniso