Formandos da Uniso recebem instruções para eventos da colação de grau

A agenda de colações de grau para os cursos de graduação da Uniso exige de funcionários e alunos vários tipos de preparativos. Antes de cada cerimônia, é preciso discutir os detalhes e expor o protocolo dos eventos para que na noite da colação tudo ocorra sem imprevistos.
Os alunos participam de reuniões cerca de dez dias antes da colação. Neste dia 03 de março, foi a vez dos cursos de Logística, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Gestão e Recursos Humanos, Gestão e Produção Industrial, Gestão da Qualidade e Gestão Comercial receberem as instruções e orientações gerais para as sessões solenes da colação de grau em 2016.

Durante a palestra, ministrada por Teresa Cristina Lima Camargo, organizadora da colação de grau, foram definidos os alunos de cada curso que serão oradores no evento, e orientadas questões como horários e a programação da formatura. De acordo com Teresa, todos os alunos que forem colar grau no dia do evento devem chegar com antecedência e estar com tênis pretos e calças escuras, além de vestir a beca preta, a faixa azul na cintura e o capelo durante toda a colação.
Nessas reuniões, cada turma define o professor que será o paraninfo. Durante a cerimônia, os paraninfos entregam os diplomas aos alunos e recebem uma homenagem dos oradores. Além disso, os paraninfos de cada curso, durante a colação recebem geralmente um presente, uma lembrança dos alunos, como uma gravata, chocolates ou um livro, por exemplo.
Desde fevereiro, várias colações já foram realizadas e o calendário prossegue até o final do mês de março com as turmas que concluíram os cursos de graduação no semestre passado
Texto: Cláudio Mascaro Júnior, para Agência JOR/Uniso