Semana CSA promove palestras sobre liderança, empreendedorismo e economia

A Semana de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) da Universidade de Sorocaba (Uniso) reuniu alunos, ex-alunos, professores e profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Comércio Exterior em palestras sobre liderança, empreendedorismo e economia ministradas nos auditórios da Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi”, entre os dias 05 e 07 de outubro.
A palestra “Perspectiva da Economia Brasileira” foi ministrada pelo economista e consultor em varejo da empresa CRM Consultoria, Carlos Moraes, no dia 05. Segundo o palestrante, “transmitir aspectos da economia para os estudantes é essencial para que eles tenham conteúdo suficiente para qualquer atividade que venham a exercer”. A estudante Natália Fernanda Campos de Oliveira Soares considerou o tema da palestra como “importante para se atualizar no mercado de trabalho e conhecer aspectos fundamentais da área”.

O economista e secretário de Desenvolvimento e Trabalho da Prefeitura de Sorocaba, Geraldo César Almeida, ministrou a palestra “Empreendedorismo e Oportunidades”, no dia 06. Para ele, um bom empreendedor precisa “adaptar-se às mudanças tecnológicas”: “Nunca se teve tanta facilidade em buscar informação. A chamada geração Y vive com o celular nas mãos e tem que usar esta arma a favor”.
Para Bianca Rodrigues, aluna do segundo semestre de Administração, o bate-papo trouxe aos estudantes um olhar mais amplo sobre o futuro profissional. “É importante ficar por dentro do dia a dia da profissão para acompanhar o mercado”, comenta.  Já Letícia Alves, estudante de Comércio Exterior, acredita que “saber empreender é essencial, precisamos disso para saber construir e administrar uma empresa”.
A coordenadora do curso de Comércio Exterior da Uniso, Meirecler Mieto, acredita que o empreendedorismo é a “bola da vez”. “As pessoas têm de pensar em criar, desenvolver novos negócios, não pensando apenas no empreendedorismo empresarial, mas também no do estudante na sua vida profissional”, comenta.

Economia regional, câmbio e balança comercial

Lilian Lobenwein é gerente executiva da Aurora EADI (Estação Aduaneira do Interior – “Porto Seco”) e ministrou a palestra “EADI Sorocaba: Importância para Economia Regional” nos dias 05 e 07, como parte dos eventos da Semana CSA da Uniso.

A gerente explicou que no Brasil, existem algumas alfândegas, portos e aeroportos e existem as “zonas secundárias”, categoria em que a EADI se encaixa. “Essas zonas são armazéns alfandegados, onde as mercadorias podem ficar e, junto com a Receita Federal, serem liberadas antes mesmo de chegarem aos portos e aeroportos”.
Para o aluno de Comércio Exterior João Paulo Marchi, esse tipo de evento ajuda o aluno a entender melhor como anda a economia brasileira: “É importante para entendermos melhor o que acontece, para sabermos se participamos direta ou indiretamente deste processo”, diz.
Para o professor Jorge Rubio, muitas vezes os alunos se preocupam com a economia internacional sem nem conhecer a nacional ou regional.  “É importante que eles saibam o que está sendo feito, como a região está reagindo aos impulsos econômicos e aos problemas que o Brasil está passando”, comenta.
Na noite do dia 06, o atual presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, Manuel Enriquez Garcia ministrou palestra sobre “Câmbio e Balança Comercial”, tema que considerou como de “extrema importância para estudantes”, principalmente os de Administração e Comércio Exterior. “Os alunos precisam estar familiarizados com o assunto, já que este é um tema presente no campo comercial dos cursos sociais”.

Coaching, liderança e PNL

Encerrando as atividades da semana, a Uniso recebeu duas palestras na noite do dia 07: “Coaching e Liderança” foi ministrada no Auditório Central pela proprietária da empresa Inspire Soluções, Vanessa Panchoni; e “PNL Aplicada à Gestão de Pessoas” foi ministrada no Auditório do Bloco F pelo treinador comportamental Allex Rodrigues.
De acordo com Rodrigues, que ministrou a palestra para uma plateia formada principalmente por alunos de Administração e Comércio Exterior, a Programação Neurolinguística (PNL) é “essencial para uma percepção diferenciada do mundo”. Ele explicou que a PLN auxilia profissionais na “reflexão sobre as possibilidades de carreira” e na gestão de pessoas de uma empresa.
            A coordenadora do curso de Comércio Exterior, Meirecler Mieto, disse que a palestra foi muito positiva, no sentido de fazer com que os alunos conhecessem mais da área comportamental das empresas. “O conhecimento técnico de determinado assunto, ajuda o candidato a conseguir o emprego, mas o conhecimento comportamental ou pessoal ajuda o empregado a permanecer na empresa”, enfatizou.

Texto: Bruno Machado, Henrique Belquior, Maicon Fagundes, Nathália Alberigi e Nicole Fabri – AgênciaJor/Uniso