Comunicação e Meio ambiente é o tema da abertura da “Semana do Esquenta” na Uniso

A “Semana do Esquenta” dos cursos de Comunicação da Uniso começou a todo vapor. Uma palestra sobre comunicação e meio ambiente e um plantio de árvores marcaram o início das atividades. Rodrigo Castelari, chefe da Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, mostrou aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, a importância da comunicação para conscientizar a sociedade sobre o tema.

Castelari usou como exemplo as ações educativas que a administração municipal promove, “Em conjunto com a sociedade, nós buscamos soluções para problemas ambientais, que dependam não só da prefeitura, mas também das ações dos moradores dos bairros”, destaca.

O conceito de educomunicação, educar usando recursos tecnológicos e técnicas da comunicação através das mídias, também foi abordado por Rodrigo, ele mostrou aos estudantes o que é e como por em prática essa definição. “A educomunicação é extremamente importante na absorção do conteúdo, já que se trata de um mecanismo onde a abrangência é grande. Usando os veículos midiáticos como, TV, rádio e mais recentemente a internet, esse processo se tornou muito mais rápido e viável, todo mundo tem acesso”, explica.

Para destacar a importância que o tema tem para a Universidade os alunos dos três cursos de comunicação da Uniso realizaram, em meio a muita animação, o plantio de 16 mudas de árvores, representando suas respectivas classes. A coordenadora do curso de Relações Públicas, Mércia Segala Bruns, destacou que a ação marca as comemorações pelos 20 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e 10 anos do curso de Relações Públicas e falou sobre o simbolismo do ato. “Quando estava na 5ª série plantamos uma árvore em frente à escola, pedi uma muda ao professor e também plantei no sitio da família, as árvores estão lá até hoje”, “Sempre que passo por lá me sinto conectada com o passado, com a minha história, com as pessoas que fizeram parte da minha história. O plantio representa o nosso legado”, finaliza.

As árvores são das espécies, pau de viola, castanheira do maranhão, quaresmeira, grumixamas, embiruçu e embira de sapo, elas foram plantadas atrás do bloco B.

Maicon Fagundes (Agência/Jor)