Semana ASI

Semana ASI de Jornalismo recebe assessora de pessoas públicas

Para dar continuidade à 17º edição da Semana ASI de Jornalismo, os alunos de comunicação receberam nesta quarta-feira (29) a profissional Cíntia Araium, jornalista que hoje assessora pessoas públicas como os apresentadores Marcos Mion, Eliana e Ticiane Pinheiro. A trajetória profissional de Cíntia começou ainda enquanto frequentava a Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Ela foi repórter de rádio na Gazeta AM, trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo, na revista Caras e foi editora da revista Viver Bem antes de se dedicar à assessoria de imprensa.
Segundo Cíntia, a principal característica do assessor de pessoas públicas é a proximidade. É preciso acompanhar muito, ter uma confiança com o cliente e pensar junto com ele, não é como fazer o planejamento de um produto para uma empresa. “Estamos falando da vida da pessoa, seja ela pessoal ou profissional”, afirma ela.
Os estudantes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas
Como dica para quem está se preparando para exercer o jornalismo, a assessora destaca que é importante participar da seleção dos cursos que os grandes meios de comunicação disponibilizam para os estudantes. Ela considera que, antes de ser assessor, todo estudante de comunicação deve passar por uma redação e os cursos da Abril e do Estadão oferecem esta oportunidade, “Isso te dá um conhecimento logo no início da profissão, conhecimento este, que você demoraria anos para ter”.
Durante a palestra Cíntia também disse que nesta última década, a relação da mídia e assessoria mudou completamente pois, antes o assessor era alguém que queria produzir conteúdo que normalmente era considerado desinteressante. “Atualmente, pelo fato de haver menos gente nas redações, temos excelentes profissionais indo para assessoria. Agora, maus profissionais na imprensa ou na assessoria sempre irão existir, mas como tem pouca vaga em tudo, que fiquem os melhores”.
Larissa Cirineo Rodrigues Agência/Jor