Uncategorized

XI Maratona de Projetos

Estudantes apresentam inovações para sociedade
A XI Maratona de Projetos, realizada no último sábado, 29, no Campus Trujillo, apresentou 70 pôsteres produzidos por 430 alunos dos cursos Tecnológicos da Uniso. O objetivo do evento é dar oportunidade aos estudantes de apresentarem o que pesquisam e desenvolvem em sala de aula. Participaram dessa edição 12 professores orientadores, envolvendo os cursos de Tecnológicos com eixo em Gestão e Negócios: Produção Industrial, Logística, Recursos Humanos, Marketing, Financeira, Segurança no Trabalho, Jogos Digitais, Comercial e Processos Gerenciais.
Os estudantes de Jogos Digitais apresentaram o trabalho “Projeto interdisciplinar interfaces e tecnologia da informação”, no qual criaram um simulador para cadeiras de rodas, unindo a conscientização à tecnologia: “O objetivo do projeto SICAR é criar uma ferramenta para que os profissionais de Medicina ou Terapia Ocupacional possam utilizar para o treinamento de cadeirantes”, afirma o aluno André Lemes, que participa da pesquisa há três meses junto com os estudantes, Danilo Sampaio, Ricardo José, Wesley Henrique, Vitor Campioni, Matheus Sousa e Fábio Marcês.
No curso de Gestão da Qualidade, o projeto “Formare”, realizado pelos alunos Adolfo Selberg Freire, Fabio Renato dos Santos, Gustavo de Melo Laureano, Thiago Sá Fernandes e Nikolas Vieira Spim, tem por objetivo retirar adolescentes de baixa renda das ruas e oferecer cursos profissionalizantes. A ideia é de que os adolescentes assistidos, após um ano de curso, possam ser contatados para trabalharem em empresas. Segundo Nikolas Vieira, a intenção era trabalhar as questões ligadas à área social. “Pesquisamos muito até chegar ao tema, e decidimos fazer algo beneficente à sociedade”, destacam os autores do projeto, que teve orientação da professora Magda Celeste Fernandes Silva.
Os estudantes Thiago Santana Correa, Thais Oliveira, Rosana Ferreira, Mayara Dourado e Celina Moraes, de Gestão em Recursos Humanos, desenvolveram um projeto sobre mão de obra qualificada, que vem sendo desenvolvido por uma empresa na cidade. “Devido à dificuldade de encontrar profissionais da área de costura, resolveram melhorar salário e desenvolver incentivos para que mais pessoas procurem essa profissão”, explica Thiago.
Também pensando nos colaboradores das empresas, o projeto apresentado pelas alunas Cristiane Moraes, Jessica Martins, Lauren Ruas e Thais Aparecida da Silva, do curso de Gestão Financeira, traz uma pesquisa desenvolvida ao longo de dois anos, focada na motivação aplicada em organizações. “Investir nos colaboradores beneficia as empresas, porque permanecem por mais tempo com o funcionário, diminuindo a rotação e melhorando a produção”, afirmam.
XI Maratona de Projetos premia melhores ideias
Os três melhores trabalhos apresentados na XI Maratona de Projetos, realizada no último sábado, 29, no Campus Trujillo, foram premiados com medalhas e certificados aos estudantes. Os vencedores terão a oportunidade de publicar os artigos em revista digital. Segundo a coordenadora do evento, professora Marinete Martins, os projetos estavam voltados ao desenvolvimento organizacional e, de preferência, que trouxessem um estudo de caso que comprovasse a utilização das ferramentas, técnicas e modelos de gestão nas áreas de atuação dos cursos.
O primeiro lugar ficou com o trabalho “Desenvolvimento de tornozelo articulado universal para uso em prótese ortopédica para membros inferiores”, dos estudantes Lincoln Liberato Moura e Zenaide Lima, do curso de Gestão da Qualidade. Com orientação do professor Adilson Spim, o objetivo do trabalho é minimizar os problemas e a exclusão social que os deficientes físicos de membros inferiores sofrem, principalmente as mulheres.
A pesquisa do projeto durou aproximadamente seis meses, e após erros e acertos chegaram ao resultado final. Segundo Lincoln Moura, o projeto surgiu a partir de pedidos realizados por pessoas que sofriam com o problema. Os alunos pretendem levar o trabalho adiante dando a possibilidade de trazer essas pessoas de volta ao convívio em sociedade.
O segundo lugar ficou com o grupo do curso de Jogos Digitais, o Save Studio, com os integrantes: Anderson, Edmar e Deividi. Sob orientação do professor Randolf Souza. Em terceiro lugar ficou o projeto sobre Ergonomia, dos alunos Rafael Pereira da Silva Almeida e Venildo José de Souza, orientados pelo professor Gustavo Benevides.
Este ano, a XI Maratona de Projetos destacou ainda a solidariedade, com a arrecadação de água mineral que será doada às comunidades carentes de Itu. Foram 70 trabalhos apresentados, que envolveram 430 estudantes e 12 professores orientadores dos cursos Tecnológicos com eixo em Gestão e Negócios da Uniso: Produção Industrial, Logística, Recursos Humanos, Marketing, Financeira, Segurança no Trabalho, Jogos Digitais, Comercial e Processos Gerenciais.
Professores avaliam XI Maratona de Projetos
A coordenadora do XI Maratona de Projetos, promovida pelos cursos Tecnológicos com eixo em Gestão e Negócios da Uniso, professora Marinete Martins, destaca que o evento tem sido avaliado pelas comissões do MEC como inovador e de grande importância para o reconhecimento e a valorização dos cursos. Segundo a professora, os projetos são interessantes para que se possam ver os resultados de pesquisas feitas sobre casos reais de estudos e observações diretamente ligadas à comunidade, além trazerem melhorias às empresas.
Para o coordenador do curso de jogos Digitais, professor Randolph Souza, a Maratona de Projetos é a oportunidade que os estudantes têm para vivenciar se os trabalhos têm interesse público, se funcionam e qual o retorno que têm. “Isso motiva para que possam buscar mais pesquisas, estudem e desenvolvam melhorias para os projetos ou criem novos”, diz.
O pró-reitor Administrativo, professor doutor Rogério Augusto Profeta, explica que a Maratona é importante para o desenvolvimento do aluno desde o momento que ele mostra interesse em se aprofundar em um determinado tema. “A classificação é feita pelo mérito de cada trabalho, que envolvem o assunto estudado, a profundidade que o aluno deu ao assunto, o tipo de bibliografia que ele desenvolveu e a amplitude. Quanto mais amplitude tem nessa aplicação, mais o trabalho chama a atenção pra receber uma boa análise”, completa.
A XI Maratona de Projetos, realizada no último sábado, 29, no Campus Trujillo, acontece anualmente e premia os três melhores trabalhos. Foram 70 trabalhos apresentados, que envolveram 430 estudantes dos cursos Tecnológicos com eixo em Gestão e Negócios da Uniso: Produção Industrial, Logística, Recursos Humanos, Marketing, Financeira, Segurança no Trabalho, Jogos Digitais, Comercial e Processos Gerenciais. Os trabalhos foram orientados por 12 professores: Valmir Cunha, Rosangela Araújo, Sandro Souza, Randolph Souza, Lilian Zanoni, Valter Martins, Gustavo Benevides, Leo Vitorino Silva, Magda Silva, Adilson Spim, Argemiro Sousa e Marinete Martins.



Os estudantes Lincoln Liberato Moura e Zenaide Lima, do curso de Gestão da Qualidade ganharam em primeiro lugar a Maratona de Projetos. O trabalho foi orientado pelo professor Adilson Spim. A coordenação do curso também foi premiada com um troféu.

Os alunos que integram o grupo Save Studio: Anderson, Edmar e Deividi do curso de Jogos Digitais e coordenados pelo professor Randolf Souza ficaram em segundo lugar.

Em terceiro lugar ficou o projeto sobre Ergonomia, dos alunos Rafael Pereira da Silva Almeida e Venildo José de Souza, orientados pelo professor Gustavo Benevides.

Cerca de 70 projetos foram apresentados e avaliados por 12 professores

O evento ainda propôs uma ação beneficente de coleta de água para ajudar os moradores de Itu, que sofrem com a estiagem na região.
Textos e fotos: Larissa Cirineo, Taiane Avalos e Thamires Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *