SEMANA DE COMUNICAÇÃO Estudantes participam de oficinas com profissionais

Os estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas participaram, nesta terça, 5, de oficinas com profissionais das áreas e professores. O encontro faz parte da programação da Semana de Comunicação, que também integra o Encontro de Comunicação e Cultura, com o tema “Afinal, o que é mídia?”.

Oficina de telejornalismo com Cristiane Carvalho
Foto: Rafael Eisinger

Em Jornalismo, participaram das oficinas o fotógrafo Aldo Valério, do jornal Cruzeiro do Sul, Eduardo Ribeiro Junior, editor do Portal G1 Sorocaba, e Cristiane Carvalho, repórter do TV Record. Os cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas também realizaram oficinas, com a participação dos professores Amábile Brugnaro, Carla Pineda Lechugo e Ana Piletti.

Na abertura do evento, que aconteceu nesta segunda, 4, os estudantes de Jornalismo receberam o editor chefe do jornal Cruzeiro do Sul, Eduardo Santinon, o oficial de gabinete da Secretaria de Cidadania de Sorocaba, César Barroso, e a repórter Cibele Freitas, da Band FM. Os jornalistas falaram sobre as experiências profissionais, exigências do mercado de trabalho e futuro do jornalismo. Segundo Santinon, os estudantes precisam se preparar bem para o mercado, que está cada vez mais exigente. “Não buscamos apenas a qualidade em técnica de reportagem, mas também conhecimento. O estudante, assim como o profissional, preciso estar preparados para trabalhar em qualquer editoria”, destaca. Para Cibele, é preciso mais dedicação e vontade para aprender e descobrir novas oportunidades. Barroso alertou sobre a necessidade de o jornalista exercer a responsabilidade social com a comunidade na qual está inserido. “Precisamos descobrir e dar mais valor às pessoas”.

Oficina com Profª Me. Carla Pineda Lechugo
Foto: Rafael Eisinger
Já em Publicidade e Propaganda, os estudantes acompanharam a advogada Danielle Faro, – assessora jurídica da Associação de Publicidade e Propaganda de Sorocaba, que abordou sobre a trajetória da ética na comunicação. Participaram, ainda, Rodrigo Dantas de Figueiredo, diretor da Agência Verbo Comunicação, e Marcus de Oliveira Pinto, do atendimento comercial da Emissora Shop Tour. Os convidados debaterem sobre a importância da ética nos meios de comunicação e no planejamento de campanhas publicitárias.

Oficina de Mídia Training com a jornalista Carmen Amorim
Foto: Rafael Eisinger
A ex-repórter da TV Cultura, a jornalista Carmen Amorim, ministrou a oficina “mídia training” aos estudantes de Relações Públicas. Carmen apresentou os principais conceitos sobre entrevista e oratória e desenvolveu uma simulação com estudantes sobre as técnicas do mídia training.

Fotografia – À noite, o curso de Jornalismo recebeu o fotógrafo Epitácio Pessoa, prêmio Esso 2011, em Direitos Humanos. Os estudantes participaram ainda do lançamento do livro “Ulderico Amêndola – Em cada vida uma canção”, dos ex-alunos Jomar Bellini e Eric Mantuan. A obra é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso-Produto, e foi publicada com verbas da Linc.
Em Relações Públicas, o convidado foi Andrei Martinez, também ex-aluno do curso, que ministrou a oficina “Planejamento de Comunicação de RP”. Diretor de Comunicação do Senac, Martinez partilhou as experiências com os alunos, realizando uma interface com definições e práticas em planejamento em comunicação.

Com o tema “Mercado Profissional”, os estudantes de Publicidade receberam os ex-alunos do curso, Davi Paunovic, gestor de projetos do SEBRAE Campinas, Adiel Machado , responsável pelo Marketing Estratégico Emerson Electric do Brasil e Marcos Baleeiro, diretor da Agência ArtMaker. O curso apresentou ainda os melhores TCC em Campanhas publicitárias de 2012 e 2013.

A Semana de Comunicação prossegue nesta quarta-feira, 6, com oficinas em Jornalismo e workshops em Publicidade e Propaganda. Para a programação do  Encontro de Comunicação e Cultura, nos dias 7 e 8 de novembro, confira programação em:

AgênciaJor/Uniso