Comércio Exterior

Encontro debate cultura em negociação

Comércio Exterior

Mesa Redonda em Comércio Exterior (Foto por: Rafael Morais / AgênciaJor / Uniso)

O 1º Encontro de alunos e profissionais de Comércio Exterior da Universidade de Sorocaba (Uniso), com o tema “Marketing internacional e suas influências culturais”, reuniu cerca de 200 pessoas nesta segunda-feira (31). O evento, voltado para estudantes e profissionais da área, teve palestra, mesa redonda e até mesmo apresentações de dança do ventre e solos de guitarra.
A diversidade cultural nas atividades de comércio exterior foi tema da palestra proferida por Jose Osmir Fiorelli, professor da Universidade Tuiuti do Paraná e da Universidade Federal do Paraná e pesquisador do Instituto Martinus de Educação e Cultura.
Já a mesa redonda, além de Fiorelli, contou com a participação de Fernando di Trani (vice-presidente da Lamina Tecnologies), Jorge Luís Rubio Vargas (diretor da empresa Transfrontier), Paulo Edson Alves Filho (doutor em Tradução e professor do curso de Letras da Uniso) e Sergio Peres (professor do curso de Comércio Exterior e MBA em Comércio Exterior e em Logística Internacional da Uniso).
Entre os temas debatidos, estiveram a cultura e os costumes brasileiros em negociação, pré-requisitos para realizar uma viagem de negócios de sucesso, a chave para o sucesso do profissional de comércio exterior, entre outros.
Para o empresário Eduardo Cocchi, o maior aprendizado durante o evento foi com relação ao comportamento do brasileiro nas negociações. “Somos um povo muito apressado. Os profissionais enfatizaram a importância de termos calma nas decisões para fazermos uma negociação de sucesso”, declara.
O evento também atraiu estudantes de outros cursos, como Denys Luz e Claudio Soares, ambos de Administração. Para Luz, o encontro foi muito interessante porque mostrou como agir com culturas diferentes da nossa. Soares elogiou os temas discutidos. “O melhor foi saber como é a cultura de outros países, sem preconceitos ou julgamentos precipitados”, comenta o estudante.
Segundo a coordenadora do curso de Comércio Exterior e MBA, professora Meireclere Mieto, a proposta do encontro foi promover a interação entre alunos e profissionais e demonstrar a importância do marketing internacional para a área.
Confira mais fotos do evento: (clique para ampliar)
Rafael Morais (AgênciaJor/Uniso)