Pedra Filosofal é tema de palestra

Química

(Adrielli Bragança / AgênciaJor / Uniso).

Em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Sorocaba), o curso de Física da Uniso deu início, nesta segunda-feira, 03, a I Semana de Química. Com a palestra “Aplicação da Pedra Filosofal à Química do século XXI”, proferida pelo professor Ernesto Chaves Pereira de Souza, da UFSCar, o evento lotou o Auditório Central da Cidade Universitária.

Organizada pelos professores André Kimura Okamoto, do curso de Química da Uniso, e Alexandre Cavagis, da UFScar, o evento conta ainda com participação dos alunos das duas instituições. Para o professor Cavagis, promover o encontro foi desafiador. “São 25 professores, de diferentes lugares do país, em 20 palestras e quatro minicursos.”
Com 285 inscritos para as palestras e minicursos, que ocorrem até a sexta-feira, 7, o evento reuniu alunos dos mais variados cursos. De acordo com o estudante Victor Moraes Neto, um dos organizadores, “o evento não atrai apenas alunos de Química, o assunto é interessante também para quem faz Medicina, Biologia, Farmácia, Bioquímica.”
André Kimura, da Uniso, e Alexandre Cavagis, da Ufscar. (Foto por: Adrielli Bragança / AgênciaJor / Uniso)

Para o estudante Alexandre Ferrari, 21, de Engenharia Química da Uniso, as palestras são muito importantes porque abordam temas com enfoques diferentes e levam à reflexão sobre a área. Ferrari destaca a experiência dos convidados, porque acredita que isso faz diferença. “Eles relatam seu cotidiano, como é o mercado de trabalho e como trabalhar com isso. Quando a experiência dá certo, quando erra… Isso é bem interessante!”.

O evento faz parte das comemorações do Ano Internacional da Química (AIQ 2011) e busca contribuir para a formação acadêmica na área de Educação Química.
A I Semana da Química acontece na Universidade de Sorocaba, das 8h às 22h50. A programação completa e outras informações estão disponíveis no site do projeto: www.semanadaquimica.xpg.com.br.
André Luís dos Santos (AgênciaJor / Uniso)