Jornalismo literário e transmissões esportivas radiofônicas estão na penúltima noite de pré-bancas

Os professores Raul Araújo, Andrea Sanhudo, Katy Nassar e Maria Cristina Gobbi, co-orientadora de  um dos projetos apresentados. (Jomar Bellini / AgênciaJor / Uniso)

Os trabalhos “Jornalismo Literário-Cultural: Um estudo do caderno Mais Cruzeiro” e “A comparação dos modelos brasileiros e espanhol de transmissão esportiva de rádio das emissoras Cope e Estadão/ESPN” foram avaliados ontem, na penúltima noite de apresentação das pré-bancas de jornalismo do 5º semestre.
Os alunos Jomar Bellini e Eric Mantuan durante a apresentação da pré-banca sobre  “Jornalismo Literário-Cultural: Um estudo do caderno Mais Cruzeiro”. (Marianna Barreto / AgênciaJor / Uniso)
O primeiro trabalho da noite foi uma análise do caderno Mais Cruzeiro, do Cruzeiro do Sul, que nasceu em 1983 como suplemento semanal de grandes reportagens e, hoje, circula como a editoria de cultura do jornal. “Queremos verificar se o jornalismo literário, que se caracteriza pela utilização de ferramentas da literatura, como diálogos e descrições detalhadas, foi deixado de lado pelo caderno em privilégio do gênero informativo, e de que forma o jornalismo cultural foi conduzido nesses 27 anos de publicação”, explicaram Eric Mantuan e Jomar Bellini. A banca teve a participação da Profª. Drª. Maria Cristina Gobbi, co-orientadora do projeto.
A segunda pré-banca da noite também contou com a presença do co-orientador do projeto, Osvando de Morais. (Marianna Barreto / AgênciaJor / Uniso)
Na sequência, Guilherme Giavoni teceu uma comparação das transmissões esportivas da Rádio Estadão/ESPN (antiga Eldorado) e o programa Tiempo de Juego, da Cadena COPE, da Espanha. A transmissão espanhola se caracteriza por um sistema de carrossel, onde cada jogo tem determinado espaço de tempo na transmissão. “É um sistema inédito no Brasil”, explicou Giavoni, que teve o Prof. Dr. Osvando de Morais como co-orientador.
O aluno Guilherme Giavoni durante a apresentação de sua pré-banca sobre “A comparação dos modelos brasileiros e espanhol de transmissão esportiva de rádio das emissoras Cope e Estadão/ESPN”. (Jomar Bellini / AgênciaJor / Uniso)
As bancas, presididas pela Profª. Drª. Katy Nassar e pelos respectivos co-orientadores dos trabalhos, tiveram a participação dos Prof. Ms. Andréa Sanhudo e Raul Araújo. Na semana que vem, acontece a última apresentação do calendário do 5º semestre.
Eric Mantuan (AgênciaJor / Uniso)