Programação do Uniso Go Beyond incluiu oficina de roteiro para quadrinhos

Uma oficina de roteirização para quadrinhos, com foco em estrutura narrativa adaptada a partir do cinema, fez parte da programação doGo Beyond, o conjunto de eventos voltados à recepção de calouros da Universidade de Sorocaba (Uniso), realizado no início deste segundo semestre letivo de 2019. O minicurso foi conduzido pelo professor mestre Guilherme Profeta, jornalista e roteirista, e pela designer e quadrinista Ligia Mara Zanella Silveira (ligiazanella.com.br).
Silveira é egressa da Uniso e, desde 2009, vem publicando HQs. Em seu portfólio estão obras como os três volumes de Calendar e umsketchbook lançado pela editora Criativo, além de uma HQ (Melissa em Ellipsia, de 2016) e uma coletânea de contos (Ellipsia além de Melissa, de 2017) publicadas em parceria com o roteirista — esse último trabalho, inclusive, contou com a participação de outros seis egressos da Uniso: Alex Brehan, Bruno Prieto, Priscila Nakajima e Sarah Rappl, além dos autores externos Rafael Morandini e Sandro Prezotto.
A oficina propôs uma discussão sobre a criação de narrativas para diferentes mídias: dos quadrinhos ao cinema e perpassando as reportagens jornalísticas.  “Compreendendo a teoria da narrativa, dá para a gente aplicá-la numa reportagem, numa peça publicitária, num documentário, numa trama de ficção… Fundamentos da mesma estrutura podem ser aproveitados de uma mídia à outra”, explica o professor.
A oficina incluiu exemplos reais do último trabalho do roteirista, KIN: A garota fantasma da Liberdade, em parceria com o ilustrador Fabio Vieira, do Studio Magenta. Na sequência, os palestrantes propuseram um exercício de storyboard ao vivo, além de discussões sobre as tendências no que se chama de jornalismo em quadrinhos.
Projeto para o futuro e tendências
Juntos, Profeta e Silveira estão trabalhando num livro-reportagem em quadrinhos sobre os sobreviventes do bombardeamento atômico de Hiroshima, no Japão, que deverá ser publicado no primeiro semestre de 2020. Discussões reais a partir da concepção do livro foram apresentadas em primeira mão para os estudantes participantes da oficina. O projeto tem característica metalinguística, objetivando representar, também, a atuação do jornalista, e não só o objeto da reportagem. Os autores ressaltam que essa é uma tendência bastante contemporânea.
Profeta enfatiza o quanto o profissional do jornalismo pode ser afetado ao lidar com assuntos delicados, como é o caso de sua HQ em produção, e como esse assunto deve ser debatido abertamente em sala de aula: “Neste caso específico, nós nos deparamos com imagens horríveis durante a etapa de pesquisa. Numa noite, por exemplo, eu estava assistindo a um filme sobre o tema e, depois, não conseguia dormir ao pensar sobre os horrores da guerra. Foi quando eu percebi que o livro finalmente estava me afetando. No dia seguinte, ficou claro para mim o porquê de contar histórias como essas: porque elas fazem mal. É justamente por isso que precisamos continuar a contá-las. Há histórias que não podemos deixar morrer. Essa é uma função que nós, jornalistas, devemos desempenhar na sociedade.”
A ilustradora também conta que sentiu incômodos ao trabalhar com o tema: “Quando você ilustra, você se conecta muito com o objeto. Cada traço evoca a visualização do acontecimento na história que está sendo contada. Você tem de colocar em cada traço a essência do roteiro. Conforme eu ia desenhando as cenas, eu ficava pensando ‘Por quê? Por que isso aconteceu? Por que fizeram isso?’. Cada traço marcava meu coração. É como se eu estivesse junto às vítimas.”

Recepção de calouros
Go Beyond é uma programação de eventos que reúne palestras, oficinas, dinâmicas e workshops para envolver calouros e veteranos da universidade durante o período de recepção. “Toda atividade foi proposta pelo corpo docente dos cursos de Comunicação com o propósito de atender aos discentes e apresentar um primeiro contato com as profissões e disciplinas, como uma forma de integrar os estudantes à universidade, à vida acadêmica e ao dia a dia no campus”, conta o professor mestre Bruno Martins, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Uniso e da agência de publicidade Cria da Casa, responsável pela organização do evento.

Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto e Imagem: Giovanna Abbate