Dois trabalhos abrem pré-bancas de jornalismo

Os professores Andrea Sanhudo, Walter de Luca e Fernando Negrão durante a apresentação das primeiras pré-bancas do curso de Jornalismo (Por Jomar Bellini / AgênciaJor / Uniso)

Os trabalhos “O uso de estrangeirismos na revista Rolling Stone” e “O trabalho do repórter: análise do discurso dos repórteres do programa A Liga em três métodos diferentes de informação” abriram na noite de ontem (01) as pré-bancas do 5º semestre de jornalismo. Outros trabalhos serão avaliados até o dia 09.

Os alunos Luiz Fernando Antunes e Beatriz Nunes durante sua apresentação sobre “O uso do estrangeirismo na revista Rolling Stone”. (Por Marianna Barreto / AgênciaJor / Uniso)

Na primeira pré-banca da noite, o trabalho discutiu a linguagem da revista Rolling Stone, composta principalmente por gírias, analogias criativas e palavras estrangeiras. Segundo os autores, Beatriz Nunes e Luiz Fernando Antunes, isso é um reflexo da globalização, que permite o contato com outros costumes de linguagem nos meios de comunicação, tendo um caráter sócio-linguístico.

O aluno Júlio Bolfer durante sua pré-banca sobre “O trabalho do repórter: análise do discurso dos repórteres do programa A Liga em três métodos diferentes de informação”. (Por Jomar Bellini / AgênciaJor / Uniso)

Na sequência, Júlio Bolfer apresentou trabalho que visa diferenciar os três tipos de reportagem presentes no programa “A Liga”, da Rede Bandeirantes. São eles a simulação, quando o repórter vive a situação, permitindo um olhar de dentro do fato; a ação, quando ele investiga e procura um aspecto específico; e a observação, feita com um padrão jornalístico, com interferência através de comentários.
As bancas foram presididas pelos professor Walter de Lucca, orientador, e pelos professores Andréa Sanhudo e Fernando Negrão Duarte, examinadores. No dia 02, serão apresentados os projetos “O empreendedorismo em assessoria de imprensa”, às 19h30, e “A cobertura do Oscar 2010 pelos veículos de comunicação on-line”, às 21h, na sala 105A do Bloco B.
Eric Mantuan (AgênciaJor / Uniso)