“Cruzeiro do Sul” abre as portas aos portadores de necessidades especiais

Emerson Soares, auxiliar de editoração gráfica no jornal Cruzeiro do Sul
A oportunidade de trabalho dada aos deficientes físicos é uma das principais ações que contribuem para a inclusão digital e a valorização dos mesmos. O jornal “Cruzeiro do Sul” é uma dessas empresas que abrem as portas aos portadores de necessidades especiais, integrando-os ao seu quadro de funcionários.
Entre esses trabalhadores, está o auxiliar de editoração gráfica, Emerson de Godói Soares. Cadeirante, ele está na empresa desde 2001, quando iniciou como estagiário, assumindo o cargo no ano seguinte. Atualmente, diversas funções são exercidas por ele, mostrando que a cadeira de rodas não o impossibilita de fazer o que gosta. “Aqui, publico o jornal digital, restauro os jornais antigos – já são 108 anos de arquivos digitalizados -, e faço o monitoramento das visitas escolares”, conta Soares, que trabalha, ainda, como fotógrafo.
Segundo o auxiliar, ele nunca sofreu qualquer tipo de preconceito e consegue vencer as dificuldades que lhe aparece, contando com a ajuda das adaptações que o jornal proporcionou após reformas, deixando tudo mais acessível. “Aprendi que nada é impossível, mesmo se a pessoa possui alguma necessidade especial. Aqui, consegui uma grande bagagem profissional, e mesmo se algum dia eu sair desse emprego, certamente terei outras oportunidades para trabalhar em gráficas ou com fotos”, destaca Soares.
Ele foi um dos funcionários que receberam os estudantes do segundo período de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso) em visita ao Parque Gráfico do “Cruzeiro do Sul, no último dia 25. A atividade foi acompanhada pelo professor Julio Cesar Gonçalves e integra a Semana de Jornalismo da Uniso, em parceria com a Associação Sorocabana de Imprensa. O evento é paralelo ao Encontro Preparatório para o Congresso de Comunicação da Uniso, encerra nesta sexta-feira, 28, às 19h, no Campus Cidade Universitária.

José Carlos Neto Talarico (AgênciaJor/Uniso)

Matérias relacionadas: