Jornalista precisa ler e pensar para escrever bem

“O bom jornalista escreve bem. Quem sabe escreve também lê e pensa bem”, diz Eduardo Santinon, editor chefe da editoria “Cidades”, do jornal “Cruzeiro do Sul”. A dica foi passada aos estudantes do segundo período de Jornalismo que estiveram visitando a redação do veículo, na última terça-feira, 25, acompanhados pelo professor Julio Cesar Gonçalves.
Para Santinon, a técnica não é o diferencial para o jornalista, mas o conhecimento. “É preciso saber ler as entrelinhas, escrever, como escrever e para quem escrever. Muitos jornalistas não sabem passar as informações ao leitor”, alerta o editor, que destaca a visita já como uma busca pelo esse diferencial. “Esse tipo de atividade aproxima os estudantes do dia a dia do profissional, que é bem diferente da rotina de sala de aula. Na redação, por exemplo, temos apenas 20 minutos para editar a notícia e enviar para a paginação. É um trabalho em equipe”, ressalta.
Na redação, os estudantes acompanharam, ainda, a edição e tratamento de imagens. Ana Carolina Jacob, editora de Fotografia do jornal “Cruzeiro do Sul”, mostrou o banco de imagens do jornal e o processo de edição. “No começo, algumas fotos me chocavam, mas agora já estou acostumada”, conta Ana Carolina.
Já para a estudante Janaina de Almeida Brabo, 22, foi o arquivo de imagens que mais lhe chamou a atenção. “São imagens realmente lindas”, declara a estudante. Vagner Pereira Santos, 22, que havia visitado o jornal em outra ocasião, deu destaque à organização dos processos e trabalho da equipe. EGlaucia Santos, 20, conta que gostou de conhecer a redação, do trabalho em equipe. “Imaginei que fosse tudo feito individualmente.
A visita ao “Cruzeiro do Sul” fez parte da programação da Semana de Jornalismo da Uniso, em parceria com a Associação Sorocabana de Imprensa, e do Encontro Preparatório para o Congresso de Comunicação da Uniso, que aconteceu entre 25 e 28 de outubro, no Campus Cidade Universitária.
Confira fotos da visita ao Cruzeiro do Sul: (clique para ampliar)

Nátaly Marques, Glaucia Santos, Eduardo Cassola e Janaina Brabo (AgênciaJor/Uniso)
Colaboração: Gabriela e Jessica Antunes, Marcelo Antonio Cunha, Thaís Hipólito Gomes e Vagner Pereira Santos

Matérias relacionadas: