SEMANA DE COMUNICAÇÃO Editor do Portal G1 apresenta jornalismo digital

Foto:  Rafael Einsinger

Os estudantes de jornalismo participaram, nesta terça-feira,5, de uma oficina sobre jornalismo digital, com a presença do jornalista Eduardo Ribeiro Junior, editor do portal G1 de Sorocaba. Eduardo, ex-aluno do curso, já passou pela TV Tem e pelo Portal G1 de Itapetininga.

Foto:  Rafael Einsinger

Com o enfoque nas principais características do jornalismo digital, o editor apontou os prós e contras da área que cresce cada vez mais com o avanço e rapidez da tecnologia. Segundo Eduardo, imediatismo e proximidade do leitor são alguns dos pontos positivos, além de ser multimídia, por envolver fotografia, vídeos, áudios e textos. Já no lado negativo está a concorrência, a falta de credibilidade de alguns sites e blogs difusores de informação. Outro fator é que ainda nem todos têm acesso à tecnologia. O editor deu dicas, como a produção de textos mais objetivos, sempre acompanhados por fotos, proporcionando uma melhor leitura para o internauta.

Eduardo mostrou aos alunos características da página do G1 e matérias que tiveram destaque nacional, como a invasão no Instituto Royal, em São Roque, onde 178 cães da raça beagle foram resgatados por ativistas, e um caso mais antigo, que teve grande repercussão na rede social Facebook, o ”mendigo de Curitiba”. Para finalizar, o editor afirmou que a “ajuda da comunidade é fundamental” para, muitas vezes, pautar a redação, e essa colaboração acontece através dos meios de contato oferecido por eles: telefone, e-mail e aplicativos de celular. “São cerca de 300 fotos enviadas por dia pelos internautas mostrando o que acontece na cidade de Sorocaba e região. Esse material é filtrado e checado pelos repórteres, para depois ser postado no site de notícias”, explica.
Luane Chinaide (AgênciaJor/ Uniso)