Propostas da Ação Periférica são aprovadas em Fórum Regional

A Associação Ação Periférica teve participação efetiva no Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial realizado, no último sábado, 22, em Laranjal Paulista. A Ong de Sorocaba conseguiu a aprovação de propostas importantes, como a formação de um grupo de trabalho (GT) específico para monitorar a implementação, pelos municípios, da Lei federal 10.639/2003. A legislação institui o ensino da História da Cultura Afro-brasileira e Africana na grade da educação formal nas escolas.

De acordo com Márcio Brown, um dos representantes da Ação Periférica, a Ong teve participação importante para realização do Fórum. “Ajudamos na mobilização dos municípios e da juventude negra da região”, lembra Brown. Para José Marcos Oliveira, coordenador do Fórum, essa atividade evidenciou o desconhecimento da sociedade e dos educadores sobre a história do povo negro no Brasil. “Mesmo tendo acesso ao material didático adequado, a maioria dos professores ainda não transmite aos alunos a verdadeira história dos negros no nosso país”, afirma José Marcos. Ainda, segundo o coordenador, o trabalho efetivo da Ong Ação Periférica tem colaborado efetivamente na consolidação do Fórum. “Como o próprio Estado não consegue efetivar suas ações para promover a igualdade racial, entidades como a Ação Periférica assumem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa”, destaca.

O evento teve a participação de 23 municípios, através de representantes de prefeituras, professores, entidades e movimentos sociais. A plenária também teve a participação do Consultor Estadual do Programa Afro-empreendedor Oswaldo Rafael Pinto Filho (SEBRAE), do prefeito local, Heitor Camarin (PT), do prefeito de Salto-SP, Juvenil Cirelli (PT), do deputado estadual Hamilton Pereira (PT) e da deputada federal Iara Bernardi (PT).

A próxima plenária do Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial acontece em Porto Feliz. Ainda não há data definida, porém, a proposta é que o evento ocorra antes do início da Copa do Mundo da FIFA.

Ação Periférica – A Ong sorocabana, fundada em maio de 2006, utiliza ações culturais para atuar em outras áreas como juventude, saúde e igualdade racial. A Associação realiza diversas atividades em parceria com associações de moradores de bairros e com a comunidade negra da cidade. Mais informações pelo telefone 15-99810-8377 ou 99128-1534