Instituto Noa oferece capacitação para
 universitários a partir de abril

Jornalistas formados atuarão como orientadores dos estudantes na elaboração de pautas voltadas ao foco social.

Alunos são convidados a participar do projeto
Foto: Mariana Bonini
Os estudantes de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso) conheceram na última sexta-feira, dia 13, o projeto “Muito Mais”, criado pelo Instituto Noa para capacitar universitários na atuação e na cobertura de temas de interesse social. A apresentação foi feita pela presidente do Instituto, Lucy de Miguel, o jornalista César Barroso e a coordenadora Maysa Mazzon que anunciaram o início dos trabalhos para abril e continuidade até o mês de junho.
Segundo a presidente do instituto, Lucy De Miguel, o projeto foi pensado para que a capacitação dos estudantes de jornalismo não seja apenas focada no profissional. “Queremos despertar o que há de melhor em cada participante, seja ele aluno ou profissional”, frisa Lucy.  Jornalistas formados atuarão como tutores no programa auxiliando os estudantes na elaboração de pautas, busca por fontes e na revisão dos textos.
“Acredito que, ao promover um encontro entre o jornalista experiente e o aprendiz, na realização de algo que construa um bem social, estaremos criando uma conexão que pode durar por muito tempo e ser bastante benéfica.” Os temas a serem trabalhados pelo projeto “Muito Mais” estarão voltados ao desenvolvimento social de crianças e adolescentes.
Para dar início ao projeto foram escolhidos quatro temas que serão trabalhados nas reportagens: Incentivo ao Parto Normal, Álcool e Drogas, Obesidade Infantil, além da Sexualidade na Adolescência. Estão sendo oferecidas pelo I-Noa cinco vagas, sendo quatro em jornalismo/online e uma para reportagem de vídeo. Todos os conteúdos produzidos serão enviados aos veículos parceiros, que farão a divulgação de acordo com sua programação.
Os participantes do primeiro ciclo foram escolhidos através do programa da universidade Aluno Top, que seleciona e premia os estudantes que obtiveram melhores notas nos semestres anteriores.
Entre os selecionados, está Jennifer Lucchesi, do 5º período. Segundo ela, o projeto vai ajudar em sua formação e auxiliar a trabalhar com pautas relacionadas ao desenvolvimento social. “A orientação que vamos receber para realizar essas pautas é muito importante, para ampliar o nosso olhar em relação às fontes, no aproveitamento das matérias, e para que sejam melhor executadas.”
Conforme Lucy, para o Instituto Noa disseminar conhecimentos que, de alguma forma, mudem a vida de alguém, já é uma importante contribuição para a sociedade. “É nisso que estamos inspirados e queremos envolver o maior número de veículos de comunicação para que também atuem em prol de uma sociedade melhor.”
Taiane Avalos (AgênciaJor/Uniso)