Projeto SICAR

Projeto Simulador de Cadeira de Rodas participa da Campus Party Brasil 2015

Alunos da Uniso desenvolveram o simulador com o objetivo de ajudar na mobilidade de cadeirantes.

Os alunos Vitor Campioni, Ricardo José e André Lemes na entrada do evento.
Foto: Vitor Campioni/Arquivo pessoal

O projeto Simulador de Cadeira de Rodas (Sicar), desenvolvido por estudantes da Uniso, participou da edição 2015 da Campus Party Brasil, reconhecida como o maior e mais importante evento de tecnologia do País. Iniciado em 2014, sob orientação do coordenador do curso de Jogos Digitais, Randolph de Souza, o Sicar tem como objetivo simular a experiência de controlar uma cadeira de rodas para ajudar na acessibilidade dos usuários. Através de um Oculus Rift, equipamento de realidade virtual, e a cadeira acoplada em um suporte, os cadeirantes podem ver o percurso em um jogo e sentir mais confiança ao lidar com situações de difícil acesso.
Envolvidos com o projeto, os alunos André Lemes, Danilo Sampaio, Ricardo José e Vitor Campioni participaram da Campus Party evento que leva a São Paulo jovens criativos, empreendedores e gamers que se interessam por tecnologia, ciência e cultura digital. Os estudantes se inscreveram no edital do evento, que disponibilizava 100 vagas e foram aprovados na categoria “Early stage”, para projetos em estágio inicial.
Cada projeto de startup tinha seu espaço para apresentação e visitação do público. Os chamados Startups Iniciantes são os projetos teóricos, mas mostram que os estudantes já estão preocupados em apontar alternativas e modelos de negócios.
De acordo com Vitor Campioni, o evento foi um passo positivo para o futuro do projeto. Nos dois dias em que ficaram no estande atenderam cerca de 80 a 120 interessados, uma média de atendimento de três a sete minutos por pessoa. “Foi muito gratificante o reconhecimento, networking e feedback de todos. Algumas pessoas já ofertaram ajuda para desenvolver o protótipo e são da área de automação e robótica”, afirma.
Segundo o grupo, atualmente o projeto está dividido em dois módulos. O primeiro consiste na integração da cadeira de rodas no ambiente de realidade virtual, que será finalizado até o final de junho deste ano com o apoio dos professores e alunos do curso de Tecnologia da Informação da Uniso. O módulo dois é voltado ao desenvolvimento da plataforma automotiva e integração da plataforma com a cadeira de rodas.
A Campus Party Brasil 2015 ocorreu entre os dias 3 e 8 de fevereiro no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo e atraiu mais de 100 mil pessoas.

Larissa Cirineo Rodrigues