Encontro com profissionais

Estudantes promovem debate sobre Indústria da Comunicação Regional

Os estudantes do 5º período de Jornalismo promovem, em 11 e 18 de maio, o Seminário Indústria da Comunicação Regional, com participação de profissionais da área da Comunicação. O evento integra as comemorações dos 20 anos do curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso), e marca a homenagem do curso ao Dia Municipal do Jornalista e da Imprensa, comemorado em 8 de maio.
Segundo o professor Julio Cesar Gonçalves, responsável pelo componente curricular “Gestão de Negócios em Comunicação” e organizador do evento, pela primeira vez, a chamada “indústria da comunicação” será debatida em nível regional. Formada por meios de comunicação, agências de publicidade e fornecedores de serviços especializados, essa indústria envolve 10 setores ligados à comunicação, cujas atividades acabam se inter-relacionando em uma cadeia de negócios que liga mais de 86 mil empresas em todo país. Conforme a última pesquisa do IBGE, de 2013, o setor representa 3,5% do PIB nacional.

A pesquisa reúne informações consolidadas em 2010, e resulta de cruzamentos da Pesquisa Industrial Anual (PIA), Pesquisa Anual de Serviços (PAS), Cadastro Geral de Empresas a partir de inscrições no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e banco de dados da Relação Anual das Informações Sociais (Rais). E foi feita com intenção de mostrar a força desse setor na economia nacional.

Para refletir sobre o papel dessa indústria na região de Sorocaba, os estudantes convidaram para o debate os profissionais Julio Petuco (propaganda), Simone Marquetto (televisão), Andresa Virgilio (rádio), Lucy de Miguel (revista), Gabriel Fioravanti (produtora de vídeo), Jairo Sanches (internet), Carina Chaves (eventos) e Juliana Ferraz (assessoria de imprensa), entre outros.

O primeiro encontro, no dia 11, será no Auditório D, da Cidade Universitária Aldo Vannucchi, às 19h30min, tem como enfoque os setores de internet, jornal, assessoria de imprensa, gráfica e revista. No dia 18, no Auditório Central, da Cidade Universitária Aldo Vannucchi, às 19h30min, o evento conta com os representantes das áreas de publicidade e propaganda, televisão, rádio, produtoras de vídeo e assessoria de eventos.
O evento é aberto a estudantes, profissionais e comunidade em geral. Outras informações com a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Andrea Sanhudo Torres, pelo email andrea.torres@prof.uniso.br.