Homenagem
Câmara inaugura Sala de Fotografia “José Lima Duarte”
Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, 14, a sala de fotografia da Câmara Municipal de Sorocaba, que recebeu o nome de “José Lima Duarte”, em homenagem a um dos primeiros e mais importantes fotógrafos da cidade.
Participaram da solenidade, o presidente do Legislativo, o vereador Gervino Cláudio Gonçalves (PR), o Cláudio do Sorocaba I, o vereador Marinho Marte (PPS)- autor do projeto de dominação da sala, o vereador Izídio de Brito (PT), além dos fotógrafos da Câmara e de familiares do homenageado.
Marinho Marte lembrou que fez o projeto em 2011, mesmo ano em que Lima Duarte, como era mais conhecido, faleceu, aos 83 anos. “Trata-se de uma singela homenagem a um homem que muito fez pelos registros fotográficos em Sorocaba. Um pioneiro nas fotos para documentos e nas técnicas que surgiam m cada década, como revelação em uma hora, e que agora tem seu nome perpetuado”, disse.
O presidente da Câmara ressaltou que Lima Duarte deixou uma herança impar nas fotos de sorocabanos produzidas em seus três estúdios de revelação. “Ele era uma referência no ramo e estava sempre disposto a ensinar as melhores técnicas, tanto que deixou um dos filhos, um neto e um sobrinho na mesma profissão”, afirmou Cláudio Sorocaba I.
Um dos filhos do homenageado, Fernando Negrão Duarte, agradeceu emocionado em nome da família e disse ter certeza de que, onde estiver, o pai estará feliz pela deferência. “Foram 40 anos ocupando o mesmo ponto no centro da cidade, dedicando-se ao que mais gostava, além das amizades conquistadas. Hoje tenho orgulho de ser professor titular de fotojornalismo na Universidade de Sorocaba e de ver o nome e a história do meu pai preservados”, comemorou.
O homenageado José Lima Duarte, um dos primeiros e mais criativos fotógrafos de Sorocaba, faleceu no dia 10 de junho de 2011, aos 83 anos. Nasceu na Cidade de Paranapanema, em novembro de 1927, filho de Teófilo Brizola Duarte e Zulmira Lima Duarte.
Lima Duarte era conhecido por fotografar desde as pessoas mais simples da cidade até as personalidades mais importantes. Abriu sua primeira loja de fotografia – Rex Foto – em Itapetininga. Nesta época também trabalhava como repórter fotográfico sendo correspondente local do jornal “Gazeta Esportiva”.
Em 1968 veio para Sorocaba e se estabeleceu na Rua da Penha, número 873, com o nome “Foto Lima Duarte”. Abandonou as coberturas sociais da cidade, quando transmitiu o ofício para os filhos Francisco e Theófilo, este último, que administra o comércio criado pelo pai até hoje. O terceiro filho, Fernando Negrão Duarte, também iniciou sua carreira profissional criando retratos.
A herança de formar fotógrafos na família ainda chegou ao neto Lucas Negrão e ao sobrinho Pedro Henrique Negrão, que também trabalhou vários anos no Diário de Sorocaba.
Nos anos 70, Lima Duarte, ficou conhecido em Sorocaba por fazer fotos para documentos, especialmente para alistamento militar. Naquela época, muitos homens usavam cabelos compridos. Como Lima Duarte tinha sido barbeiro, ele tinha o diferencial de realizar penteados para que os fotografados parecessem estar com cabelos curtos.
A “Foto Lima Duarte” também foi uma das primeiras lojas a fazer revelações em uma hora, mesmo sem ter máquinas que fizessem o trabalho. O empresário chegou a manter três estúdios de revelação com cerca de dez funcionários para atender com mais rapidez. Há 2 anos, Lima Duarte ainda frequentava sua loja para dialogar com os fregueses.
Com o enfraquecimento da saúde, passou a ficar mais em casa e se dedicar ao hobby da música, com saxofones e violinos.
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Sorocaba