Radiofrequência e desenvolvimento de jogos são debatidos na Semana de Informática da Uniso

O engenheiro eletricista Luiz Costa abriu a segunda noite de palestras da Semana de Informática da Universidade de Sorocaba (Uniso), com o tema “Demonstração de um sistema RFID e novas aplicações”, no dia 15. A Semana de Informática é desenvolvida pelos cursos de Ciências da Computação, Jogos Digitais e Sistemas da Informação.

Costa, que trabalha atualmente no Fit Instituto de Tecnologia, em Sorocaba, explicou os conceitos de RFID (identificação por radiofrequência), comparando a tecnologia ao sistema de código de barras, muito comum no Brasil. “A identificação por radiofrequência, porém, é mais eficiente, pois permite o rastreamento de processos de logística, por exemplo, com um produto que consiste numa simples etiqueta metálica com um chip embutido”, afirma.

Para o engenheiro, a dinâmica de integração com os alunos foi importante para “disseminar o conhecimento de RFID e, quem sabe, fazer com que eles se sintam motivados a trabalhar com esta área”.

A segunda palestra da noite foi ministrada pelo gestor em Sistemas da Informação Maurício Tadeu Alegretti, com o tema “A história do desenvolvimento de jogos no Brasil”. Alegretti é também sócio-proprietário da empresa SmyOwl, com sede em Sorocaba, especializada em desenvolver jogos para todo o Brasil.

Para Alegretti, eventos como a Semana da Informática são importantes para “inspirar os alunos a trabalharem com a área de desenvolvimento de jogos”. “O cenário atual é muito positivo. Essa é nossa era de ouro. A quantidade e a qualidade dos produtos impressionam”, salienta.

Sobre o mercado de jogos brasileiros, o profissional compara o desenvolvimento da área à ascensão do cinema nacional: “Estamos numa sequência de produção de jogos de qualidade no Brasil assim como aconteceu com o cinema. Há dez anos, o Brasil ainda era visto como um país que produzia filmes ruins, mas hoje essa visão já mudou” comenta.

Segundo o professor Randolph de Souza, coordenador do curso de Jogos Digitais, as palestras da Semana da Informática visam “a aproximação da comunidade acadêmica com o mercado trabalho”, proporcionando uma “troca muito rica de experiências”.

Henrique Belquior – AgênciaJor/Uniso