Estudantes de Jornalismo aprendem Libras
Os estudantes do quarto período de Jornalismo, das classes da manhã e noite, são as primeiras turmas do curso a terem aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O idioma passou a compor a matriz curricular de Jornalismo, da Uniso, em 2015, com duas horas aulas semanais.
Conforme a coordenadora de Jornalismo, professora Andrea Sanhudo, o objetivo é atender à formação humanista proposta pelo projeto pedagógico do curso. “Pelas novas diretrizes curriculares nacionais do curso, as matrizes passam a oferecer dois idiomas aos alunos, com preferência ao inglês e ao espanhol. Além desses, também optamos por oferecer Libras, que contempla o processo de inclusão do profissional jornalista na sociedade, com respeito à diversidade”, afirma.
O curso de Jornalismo da Uniso se configura como o pioneiro no Brasil a oferecer o componente de Libras como obrigatório para o cumprimento da carga horária exigida. “Geralmente, Libras é oferecida como componente eletivo ou optativo. Deixando a cargo do aluno escolher cursar”, explica a professora.
Para a estudante Mariana Vitória Pereira Martins, 19, aprender Libras tem sido uma ótima experiência. Os alunos, orientados pela professora Maria Aparecida de Oliveira, já vêm realizando pequenas entrevistas em Libras. “Daqui algum tempo, quando os surdos chegarem até esses jornalistas, e conseguirem se manifestar enquanto estão sendo entrevistados, sem a mediação de um intérprete, será maravilhoso”, destaca Maria Aparecida. Para a professora, a iniciativa valoriza também os surdos, que querem ser ouvidos por si mesmos, sem que alguém fale por eles.
Setembro Azul – Nesse mês, em uma ação conjunta com outros cursos da universidade, como Pedagogia, História, Dança, Teatro e Enfermagem, os estudantes de Jornalismo participam de inúmeras intervenções artísticas e culturais para lembrar o Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro, e o Dia Internacional do Surdo, em 30 de setembro. Confira as ações no linkhttp://librasuniso.blogspot.com.br/p/setembro-azul.html.