Curso de Jornalismo realiza debate sobre maconha

Dentro do Esquenta Comunicação 2017, o curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso) realizou um debate sobre a descriminalização da maconha, com a apresentação do documentário “Bem Bolado: reflexões sobre a maconha na sociedade brasileira”. O vídeo foi produzido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelos estudantes de Jornalismo Giovanna Lamos, Guilherme Bonilha, Rafael Moraes e Jéssica Santos. O debate aconteceu no último dia 9, na Cidade Universitária.
 Mesa composta por convidados para o debate sobre o tema
A mesa do debate foi composta pelo ex-alunos Guilherme Bonilha e Rafael Moraes, pelo  presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga, que preside a Comissão de Combate à Dependência Química da Câmara e realiza trabalho com entidades de acolhimento a drogados; o psiquiatra Carlos Eduardo Zacarias, coordenador do Pronto Socorro psiquiátrico do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, que presta o atendimento inicial a pacientes surtados ou com problemas relacionados às drogas, e Thiago Reis, formado em Jornalismo pela Uniso, que trabalhou como gerente de um coffee shop na Holanda.
Na plateia, alunos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. O debate começou com a exibição do documentário, de 29 minutos de duração. Baseado na monografia dos ex-alunos, o filme aborda a polêmica da maconha na sociedade brasileira e as possibilidades de uso medicinal.
Muitos alunos participaram expondo seu ponto de vista, em alguns momentos, de forma acalorada, de modo que o mediador do debate, professor Marcelo Stefano Tavares Marques da Silva, precisou intervir para restabelecer o debate.
 Alunos acompanhando a apresentação e o debate sobre a maconha
Para Matheus Lopes (21), aluno do quarto semestre de Publicidade e Propaganda, esse tema ainda é um tabu, e o debate é benéfico. “Devido à proibição do uso da maconha, esse tema não é muito discutido. Mas é preciso debatê-lo e acho importante a universidade abrir espaço para esse tipo de assunto”, afirma o aluno.
O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga, disse que essas palestras são oportunas: “Fiquei muito feliz em poder discutir ideias, com a participação de jovens, em um debate tão importante como esse, além de falar do nosso trabalho’’, disse. Ainda segundo o vereador, o debate possibilita que o aluno tire suas próprias conclusões, a partir da visão daqueles que são contra ou a favor do uso da maconha.
A ex-aluna Giovanna de Lamos Costa, do grupo que produziu o documentário, comentou que continua sendo a favor da legalização e, depois de concluir o trabalho, tem mais argumentos para debater com as pessoas. “Conversamos com muita gente que estuda o tema e, com isso, expandi minhas ideias sobre o assunto, pois não associava a maconha aos benefícios medicinais que ela pode trazer. Repensei meu preconceito e aprendi a julgar menos as pessoas’’, contou Giovanna.
 Grupo de ex-alunos que apresentaram o documentário

A aluna do quinto semestre de Jornalismo, Julia Lippi Tiossi (21), explica a importância da palestra. “Como jornalistas abordamos assuntos polêmicos. Na redação, a gente lida muito com a questão do tráfico e da apreensão de drogas, e das pessoas que são presas todos os dias”, explicou.

Sobre o TCC
A ideia do TCC “Bem Bolado: reflexões sobre a maconha na sociedade brasileira” nasceu da monografia dos ex-alunos, baseada nos programas de televisão A Liga, da Bandeirantes, e Profissão Repórter, da Globo. O objetivo é que as pessoas que assistirem o documentário tirem suas próprias conclusões. O TCC teve nota 10 e foi apresentado no ano passado.

Prof Me em Jornalismo Marcel Stefano intermediando o debate

Texto e Fotos: Maria Verônica/AgênciaJor