Equipe de Futsal da Uniso disputa pela primeira vez no Cruzeirão 2017 e sai vitoriosa

A equipe de futsal masculino da Uniso venceu a primeira disputa no 58º Torneio Aberto de Futsal do Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão 2017, jogando contra o Auto Posto Trevo de Tatuí, com resultado de 2 a 1.  O Cruzeirão é um dos principais torneios de futsal criado pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e pela Semes – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
A competição ocorreu na Arena Municipal de Sorocaba, no dia 19 (domingo). A rádio Uniso fez a transmissão ao vivo do jogo pela web.
A equipe masculina de futsal compete na categoria principal do torneio. O time é composto por alunos da universidade de diferentes cursos, que são contemplados com bolsas pelo Programa Apoio ao Esporte – Bolsa Atleta da Uniso.
O coordenador do curso de Educação Física, Wagner Marcelino,  acompanhou os treinamentos e fala da importância da equipe participar desse campeonato. “Disputar um torneio como o Cruzeirão, com repercussão regional, até mesmo estadual, é muito importante porque nós começamos a mostrar para a sociedade que a Uniso, além de ter uma formação qualificada no aspecto acadêmico, também se preocupa com a prática esportiva de seus alunos. Nós estamos patrocinando a LSB e, agora, com o time do Cruzeirão, pretendemos que se estenda para outras modalidades”.
Rádio Uniso na tramsmissão ao Vivo
A rádio Uniso fez a transmissão ao vivo da disputa, o Professor de Jornalismo e responsável pelo laboratório de Comunicação da Universidade, Fernando Negrão Duarte, comenta sobre campeonato.  “Foi uma grande emoção porque é uma questão histórica em todos os sentidos; primeiro, Uniso com seu time oficial estreando no Cruzeirão, que é um campeonato, segundo o próprio Guiness Book, um dos maiores do mundo nessa categoria; e porque a rádio Uniso, uma emissora web, usou uma estrutura profissional para a transmissão, semelhante à usada pelas principais emissoras de rádio do país. Como professor, acabei acompanhando o trabalho dos alunos, mas me empolguei e acabei participando, fiz reportagens e participei da transmissão. Foi muito bom, um trabalho muito gostoso. Agora a expectativa é a estreia do campeonato feminino, que a rádio Uniso vai transmitir também”.
O técnico do time, Willian Bortolucci, 20, é aluno de Educação Física e comenta sobre o resultado da partida: “Satisfatório, levando em consideração que treinamos só quatro partidas juntos, 8 horas de treino, fiquei feliz”.
Adílson Cardoso Faria Filho, 21 anos, cursa Comércio Exterior. “Foi um jogão, com chance para os dois lados. O time adversário é muito bom e graças a Deus a gente conseguiu sair com a vitória, superando a expectativa”, afirma.
A torcida estava animada, a família do jogador Luís Otavio vibrou na arquibancada, motivando o time. Residentes em Pilar do Sul, Marcela, 41 anos, a mãe, Sandra, 60 anos, e Selma, 53 anos, tias, comentam sobre o campeonato: “Foi muito emocionante”, disseram. Sandra, ainda complementa, “eu não conhecia nada de futsal, é a primeira vez que assisto, então eu fiquei aflita, nós acompanhamos pela rádio, porque havia a narração do que estava acontecendo, nós achamos mais interessante”. Porém, o mais empolgado mesmo era o pai, Luís Carlos, 60, aposentado: “Achei um jogo muito difícil, uma equipe adversária extremamente qualificada, eu até acreditava no começo do jogo que essa equipe seria forte para chegar próximo às finais, então a Uniso conseguiu vencer com muita garra e força de vontade”.
Jogo em andamento
Após o jogo, Luís Otávio, 17, estudante de arquitetura, conta com felicidade sobre a vitória. “Eu achei o jogo meio difícil, mas a gente conseguiu dominar e sair com a vitória”, finaliza, convidando todos a prestigiar o próximo jogo. “Nós precisamos de muita energia para o jogo de quarta-feira, que será outra ‘pedrada’. Cada jogo é um degrau a mais na competição e a gente tem que saber levar esse nível ao nível dos times que estão competindo”.
Um dos aspectos relevantes do time é a diversidade. Além dos novatos, há os jogadores mais experientes, como o Claudinei da Silva Júnior, 20 anos, estudante de Ciências Econômicas que já foi federado, teve passagem pela liga Sorocaba, Guarani e Palmeiras e cita a maior dificuldade no jogo: o contra-ataque. “A gente poderia ter sofrido menos e jogado mais fácil, com um placar mais largo, mas nós perdemos muitos gols na cara do goleiro, então, acho que é um aspecto em que o time pode melhorar”.
Representando o time adversário, também iniciante no torneio, o técnico Sandro Martins Júnior, 20, professor de Educação Física, lamenta a derrota e afirma que o “jogo foi muito equilibrado, infelizmente, a equipe que errou menos saiu com a vitória”. E reforça a importância do torneio e o respeito entre os times no esporte.
Texto: Alexandre Meiken e Pâmela Ramos/AgênciaJor
Foto:  Pâmela Ramos / AgênciaJor