Memória Institucional é tema de workshop

O curso de Relações Públicas da Universidade de Sorocaba (Uniso) realizou o workshop “Memória Institucional”, ministrado pela convidada Márcia Ruiz Gomes, sócia-fundadora do Museu da Pessoa. O evento encerrou o semestre da disciplina lecionada pela coordenadora do curso de RP, professora Márcia Segala Bruns, e reuniu alunos de comunicação, no dia 18, na Cidade Universitária.
As atividades começaram logo após uma breve apresentação da convidada e envolveram os relatos de histórias pessoais de cada presente e a montagem de uma linha do tempo de fatos mais marcantes para cada estudante.
Para Márcia, o workshop tem como objetivo promover o entendimento da história e memória nas empresas, com o intuito de criar laços de pertencimento entre seus componentes, além de ajudar a criar estratégias publicitárias e a valorização dos funcionários.
Segundo Mércia, a ideia de convidar a sócia-fundadora do Museu da Pessoa surgiu pelo fato de que o museu mostra um viés diferenciado ao tratar a memória institucional e por promover a valorização do individuo e questões de pertencimento.
O evento, segundo a coordenadora do curso, é uma ilustração e uma experimentação do conteúdo aplicado à disciplina. “É um outro olhar,  além do olhar do professor e daquilo que o aluno já vivenciou no ambiente EaD da disciplina”, conclui.
A aluna do quarto ano de Relações Públicas, Keith da Silva Moisés, conta que o resgate da memória é uma experiência muito importante porque busca “não só algo que possa trazer lucro para a empresa, mas também procura acrescentar coisas para a vida das pessoas”.
 Márcia Ruiz é sócio fundadora do Museu da Pessoa