Livro marca 20 anos da pós em Educação da Uniso

Para comemorar os 20 anos do Programa de Pós-graduação em Educação, a Universidade de Sorocaba (Uniso) lançou na semana passada o livro “Univer-Cidade em encontros: educação, cultura e arte”. Organizada pelas professoras Alda Regina Tognini Romaguera e Maria Alzira de Almeida Pimenta, a obra é publicada pela Editora Uniso (Eduniso) e registra 12 encontros realizados entre os meses de agosto de 2015 a setembro de 2016 para marcar as duas décadas de existência do programa, ativo desde 1996.
O livro é o resultado de conversas com um público participante dos eventos, formado por educadores, por meio de uma parceria que possibilitou receber uma quantidade de professores fixos da rede municipal de ensino. Também houve participação de um público esporádico, formado por aqueles que se interessavam especificamente por uma fala de um determinado professor ou o tema abordado no mês.
Para os encontros se realizarem durante os 12 meses, foi necessário selecionar diferentes espaços na cidade, entre eles, escolas para serem locais centrais, “ao saírmos do campus pudemos trazer convidados e oferecer-lhes um novo aperitivo cultural a cada evento”, informa Alda.
A capa do livro é uma obra do artista do Vale do Jequitinhonha, Gildásio Jardim, que trabalha com temas da cultura nacional, semelhantes ao capítulo escrito pela professora das área de Administração e Negócios, Carla Pineda Lechugo. “O meu texto contribui no livro, uma vez que ele traz uma discussão que é bastante pertinente e atual, entender o que os alunos estão pensando sobre a educação, o que eles esperam da escola, principalmente da escola superior, a faculdade, o que esperam dos professores e que tipo de aula acreditam ser de qualidade. Para chegar a este resultado foi necessário escutar 257 estudantes”, explica Lechugo.
 Educadores e convidados prestigiam o lançamento do livro
Durante a programação foram abordados temas variados, com apresentações culturais das turmas dos cursos de Dança, Música e Artes Cênicas da própria instituição, sendo transmitida uma representação intensa de parcerias entre artistas e promotores de artefatos culturais, com o objetivo de socializar conhecimentos produzidos pelo programa e  promover o intercâmbio entre a universidade e a comunidade.
Educadores e alunos foram motivados a continuar seus estudos e a participar de novos projetos enriquecedores, assim como a pedagoga, Sheila Sales Mendes, que salienta o seu interesse pelo assunto discutido “eu pretendo fazer doutorado em Educação, portanto, todos esses temas me interessaram, sendo importantes em minha formação”.
TextoStephanie de Paula/AgênciaJor
Fotos: Cléo Nunes/AgênciaJor