Universidade de Pittsburg realisa palestra na Uniso para esclarecer sobre parceria

Mackenzie Etchells, representante da Pittsburg State University, visitou a Uniso na manhã de terça-feira, dia 10 de abril, no auditório do bloco F, para contar sobre as oportunidades que a parceria entre as duas universidades oferece para os alunos da Uniso que tiverem interesse de realizar um intercâmbio universitário.

A apresentação também contou com a presença de Osmar R. de Barros Siqueira, responsável pelos intercâmbios da Uniso, e a apresentação encheu o auditório de alunos interessados em mais informações sobre os programas e como funcionam.
A palestra se iniciou com Osmar dando informações básicas, como preços, oportunidades e requisitos do programa. “O aluno da Uniso tem 100% de isenção da mensalidade na oportunidade de mobilidade acadêmica. O custo que o aluno têm para participar desse programa é o de hospedagem, alimentação, seguro saúde e passagem aérea. Para 6 meses, o custo sai em torno de cinco mil dólares”, explicou Osmar, antes de passar a palavra para Mackenzie, que fez a apresentação totalmente em inglês, por não possuir domínio da língua portuguesa.
Mackenzie mostrou um pouco sobre o campus e a grande variedade de nacionalidades que passam por lá. Mesmo sendo um campus pequeno e dentro dos Estados Unidos, recebe mais alunos internacionais do que norte-americanos, contendo uma grande variedade cultural.
O pré-requisito para realizar o intercâmbio, é obter nota na prova de língua inglesa. “Se você entende boa parte do que Mackenzie falar aqui, você tem uma boa chance de passar na prova”, brinca Osmar.
O limite máximo de alunos da Uniso que podem ir simultaneamente, são de cinco alunos, mas nunca foi atingido. “Agora, por exemplo, temos quatro alunos realizando intercâmbio em Pittsburg. Dois alunos de engenharia civil, um de design e um de letras”, complementa Osmar. Caso haja mais do que 5 alunos interessados, o critério de desempate se daria pelas 5 pessoas que tirarem as maiores notas na prova de inglês.

Osmar e Mackenzie respondem perguntas
Para instigar mais interesse nos alunos, a palestra contou com a presença de Guilherme Profeta, ex-aluno da Uniso e atual professor de Jornalismo na instituição, e Reinaldo Lima, aluno de Engenharia Mecânica, ambos realizaram a experiência e contaram um pouco mais sobre suas vivências em outro país.
“Faz quase 10 anos que estive lá, e tenho amizades que mantenho até hoje. Foi muito interessante por vários aspectos, tanto o acadêmico, pelo intercâmbio incrementar a minha formação, quanto social”, conta Profeta, que optou por estudar matérias fora da sua grade curricular da Uniso.
Reinaldo Lima tem 22 anos e conta que realizou seu intercâmbio em 2014. “Foi uma experiência sensacional, fui de um jeito e voltei totalmente diferente. É uma troca de culturas muito grande, as pessoas querem saber sobre o Brasil e você quer saber sobre outras culturas”.
Pelo sistema de educação americano ser diferente do brasileiro, o aluno pode fazer a sua própria grade curricular, não precisando decidir a sua formação assim que entra para a universidade. Todos os componentes disponíveis para estudo estão disponíveis no site da Pittsburg State University, podendo ser acessado pelo link “http://www.pittstate.edu/”.
Fora a oportunidade acadêmica, para a qual é necessário o conhecimento da língua inglesa, aos alunos interessados em realizar um intercâmbio para ganhar o conhecimento do inglês também existe a oportunidade do curso de língua. Para esta modalidade não é necessária uma nota específica para ser aceito.
Para qualquer oportunidade é necessário um planejamento mínimo de seis meses para a viagem, já que depende de visto, planejamento financeiro e da experiência em si. Para mais informações, o interessado deve procurar Osmar R. de Barros Siqueira no período da manhã e tarde no andar da reitoria.

Texto e Fotos: Anna Blancas/AgênciaJor