Maio Amarelo: Campanha é promovida pela Agência Cria da Casa
O Movimento Maio Amarelo é apoiado pelo terceiro ano consecutivo na Universidade de Sorocaba, em prol da redução dos acidentes de trânsito. Apresentando este ano a colaboração da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda Cria da Casa como novidade, o envolvimento da Uniso no movimento terá ações educativas durante todo o mês.
O foco dos alunos de PP é conscientizar os jovens sobre os perigos e a atenção no trânsito dentro da universidade. Elaborando a campanha “Respeite o Amarelo”, nome que faz analogia ao amarelo do semáforo, e também simboliza a atenção, tendo a palavra ‘respeito’ acrescentada como um pedido aos motoristas para que respeitem outros motoristas e pedestres.
“Para a campanha acontecer criamos algumas ações que envolvam os motoristas e eduquem sobre suas responsabilidades. Uma de nossas ações que já vem acontecendo são os cartazes que foram divididos em dois públicos diferentes: um para os alunos em que já se encontram expostos em todos os painéis dos blocos; e outro para os funcionários que é um cartaz sonoro e que atualmente está exposto no SAA. A campanha ocorrerá durante todo o período do mês de maio e reserva surpresas para os próximos dias”, explica Ingrid Cavalcanti, 23, responsável pelo planejamento.
Ingrid também conta como surgiu a ideia para a campanha e um pouco sobre seus parceiros, “a ideia surgiu através da necessidade de fazer algo novo, que não fosse superficial e que deixasse a nossa marca na universidade. Isso será algo a mais para o nosso repertório, para o nosso aprendizado e que servirá para usarmos depois em nossos portfólios, ao contrário dos anos anteriores em que só foram entregues fitinhas amarelas junto a palestras ministradas por fiscais de trânsito, este ano decidimos fazer ações que envolvam mais os frequentadores da Uniso, com a parceria da Assessoria de Comunicação (Assecom)”, comentou.
Michelliny Carriel, 20, cuida da parte da criação e diz um pouco sobre o trabalho da agência e seus projetos paralelos, “a função da agência é participar das campanhas/eventos de forma que contribua com os cursos da universidade, acrescentando ideias, arte e fundamento. Se algum curso tem um projeto em mente e quer divulgar, nós ajudamos.”
“O representante dos projetos nos dá ideia e deixa a nossa mente aberta para soltar a criatividade na hora, existe o atendimento e a criação publicitária que na maioria das vezes faz essas campanhas, mídia, pesquisa, planejamento e produção. Todos fazem de tudo um pouco, porque os alunos precisam aprender a lidar com todas as ferramentas. E cada um deles tem as suas habilidades específicas. Dessa forma, na hora de criar campanhas, todos os setores possuem uma rotina dinâmica”, informa Michelliny referente à rotina na agência.
É do setor da criação que saem temas para ilustrações, intervenções, roteiros para fim e para gravações sonoras, slogans, textos, e qualquer material que possa ser usado para transferir a mensagem publicitária, além das ideias para a campanha. Lucas Yasukawa, 22, também da criação, afirma que “há um cronograma e que cada estagiário da agência está colaborando com uma ideia, mas que ainda deve ser mantido em sigilo, para surpreender a todos até a última semana de maio,” completa.
Texto: Stephanie de Paula/AgênciaJor
Foto: Divulgação