17ª Mostra de Projetos Sociais é promovida na Uniso

O curso de Administração da Universidade de Sorocaba promoveu a 17ª Mostra de Projetos Sociais na última sexta-feira, dia 08 de junho. O evento contou com apresentações de projetos realizados por alunos do sétimo período em entidades de Sorocaba e região no primeiro semestre de 2018.

Idealizado pelo atual reitor, Rogério Augusto Profeta, o projeto AdministrAÇÃO iniciado no ano de 2005, já desenvolveu mais de 500 ações para o terceiro setor, sendo contemplado com o Selo Social Sorocaba 2017, que confere o reconhecimento do compromisso social do curso em contribuição com o município.
Sob orientação do professor Adilson Spim, o projeto deste ano contou com a participação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Atendendo entidades já conhecidas como Afissore, Centrinho e Obra do Berço, além da ONG Edi Freitas, criada em setembro de 2017. “Este fechamento é importante, pois vemos o que os nossos alunos foram capazes de fazer em prol à sociedade, quanto a colaboração de outros cursos, é gratificante e traz a sensação de dever cumprido”, comenta Spim referente à conclusão do projeto semestral e aos novos cursos envolvidos.
 Percurso das equipes é mostrado durante apresentação
O evento reforça os valores da instituição comunitária, “as ações voluntárias são parte da extensão universitária, que permite que além das aulas tradicionais em sala de aula, o aluno conviva com os problemas da sociedade e preste serviços comunitários, o que contribui na universidade como um processo de aprendizagem”, explica o coordenador e professor, Osmil Sampaio Leite.
As alunas Ana Laura e Danielle San, se voluntariaram à ONG Edi Freitas, após o término do processo, “queremos continuar com o nosso trabalho voluntário, a equipe ainda está sendo montada, mas já nos comprometemos em oferecer aulas de reforço em matemática e português para as crianças do bairro”, diz Ana.
“Quando você entra em uma instituição e conhece seus voluntários e a comunidade ajudada, não é que você se sente na obrigação, mas sabe como e onde pode ajudar o próximo. Nos voluntariar para ajudar no reforço das crianças, foi a forma que encontramos para continuar com este lindo projeto”, completa Danielle.
Para Diego Lima de Freitas, presidente da ONG Edi Freitas, ser uma organização novata e já sorteada neste projeto em meio a crises financeiras, foi um verdadeiro milagre de Deus, “para nós foi como se saíssemos do pouco para muito, ganhamos uma nova direção, não foi apenas uma mudança estrutural, nos trouxe mais ânimo e garra para buscar melhorias para a ONG. Vendo os outros projetos e as dificuldades de cada um, vimos que essas ações não podem acabar nunca, cada organização pelo que pude ver atende cerca de 150 a 200 crianças diariamente, imagine quantas pessoas esse projeto pode atingir através das ONGs apadrinhadas pela universidade, essas pequenas ações geram um grande impacto na vida de muitos”, afirma Diego.
 Coordenador do curso de Administração  fala sobre o fim de semestre
Os trabalhos foram acompanhados pelo reitor da Uniso, que deixou uma mensagem motivacional a todos os envolvidos: “Quando você encontrar uma barreira em sua carreira profissional ou em sua vida pessoal, não esmoreça. Dê um jeito, desvie, passe por cima, mas não deixe barreira nenhuma interromper o seu ideal”, disse o reitor aos alunos que participaram dos trabalhos voluntários e a todos os presentes.
Texto e fotos: Stephanie de Paula/AgênciaJor