Semana da Comunicação

Podcast é tendência da comunicação e tem oficinas concorridas na Uniso

As Oficinas de Produção de Podcast (conteúdo informativo em áudio para compartilhamento no meio digital) estiveram entre as mais concorridas durante a 21ª Semana de Comunicação da Universidade de Sorocaba (Uniso), encerrada nesta sexta-feira (27). As oficinas foram voltadas a alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda e realizadas na quarta e na quinta-feira, com inscrições esgotadas e interessados na fila de espera.

A atividade foi ministrada pelo jornalista Lucas Monteiro, egresso do curso de Jornalismo da instituição, com o intuito de apresentar esse formato de produzir conteúdo e noticiar. Nos últimos cinco anos, a produção e veiculação dos podcasts tem conquistado espaço de forma crescente entre os jovens e adultos. Além de explorar o tema e falar das possibilidades e tendências, as duas oficinas ministradas por Monteiro também foram dedicadas à prática e aprendizado.

Ao longo da oficina, Lucas conta que conheceu o podcast antes de cursar jornalismo na Uniso, mas há pouco tempo começou a estudar o assunto e se aprofundar cada vez mais na modalidade. “Comecei a ouvir podcast há 6 anos, mas na época não tive muito interesse, pois aquilo se assemelhava muito ao rádio. Com o tempo fui descobrindo seus inúmeros formatos e gêneros e acabei me interessando muito”.

O interesse foi tanto que Lucas chegou a abrir a primeira produtora especializada em podcast de Sorocaba, a Casa de Vó, que conta com seis programas produzidos regularmente. “Criamos esses programas que vão de empreendedorismo a futebol, porque são coisas que as pessoas gostam e são populares no momento. A cidade ainda é um território inexplorado nesse ramo. Inúmeras pessoas de Sorocaba fazem conteúdo, porém não dentro da cidade, que era o nosso intuito: fazer com que as pessoas percebessem que existe algo além do rádio e da TV na cidade”.

A aluna Carol Fernandes, do 4º semestre de Jornalismo, participou do evento e afirma que o podcast é algo que já a interessava há muitos meses e pôde aplicar vários conceitos e técnicas que aprendeu em suas aulas de rádio para a produção do material da oficina. “Eu gostei bastante da oficina. Vi que produzir um podcast é bem mais fácil do que eu imaginava, acredito que ele seja o futuro do jornalismo, principalmente do rádio”.

Para fazer uma imersão dos participantes no assunto abordado, Lucas dividiu os alunos em três grupos e realizou um sorteio com temas diferentes. Durante a atividade, eles produziram roteiro, gravaram e pensaram em elementos de sonoplastia para a edição do conteúdo. Após a produção, todos ouviram o resultado dos trabalhos desenvolvidos.

Podcast no Brasil
Segundo a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) em maio de 2019, 40% dos internautas no Brasil já ouviram podcast.

O termo podcast surgiu pela primeira vez após a publicação de um artigo do jornal britânico The Guardian, com a junção de outras duas palavras do idioma inglês: Pod(sigla de Personal on Demand) e broadcasting (radiodifusão).

O podcast proporciona agilidade para consumir o conteúdo. O ouvinte pode se informar e entreter enquanto dirige ou pega o ônibus, por exemplo. “Ele permite matar o tempo livre, uma vez que quando estou ocioso, coloco algum deles para passar a hora”, comenta o jornalista Lucas Monteiro.

Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto: Giúlia Henriane e Murilo Oliveira