Alunos de Jornalismo da UNISO lançam revistas produzidas na universidade

Estudantes do último ano do curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (UNISO) lançam revistas produzidas na própria instituição. A produção do material foi feita nas disciplinas “Revista Laboratório 1” e Revista Laboratório 2” entre agosto de 2018 e junho de 2019, resultando nas revistas “Traços”, publicação voltada ao segmento de educação, e “Singular”, com foco na diversidade.

Está em todo lugar

Revista Singular, produzida pelos alunos de jornalismo, retrata diversidade

Para mostrar que a diversidade está presente em vários aspectos, a revista Singular foi criada para ir além de temas sobre diversidade sexual ou racial, abrangendo também questões religiosas, esportivas e familiares. “Nosso objetivo é que, não importa quem seja o leitor, onde ele mora, ou no que ele acredita, essa pessoa vai se sentir representada em algum ponto da revista”, explica a estudante Isabela Feijó, integrante da equipe Singular.

Ao todo, foram dezesseis alunos cooperando na produção da revista Singular. “Eu fiz um pouco de tudo. Fui a secretária da revista fazendo intermédio entre os alunos e a professora, auxiliei em algumas matérias, fiz um artigo opinativo, participei da elaboração de uma das capas, escrevi uma reportagem. Foi bastante coisa”, enumera Isabela.

Equipe da Revista Singular

Apesar das dificuldades em realizar um trabalho que, além de coordenar uma equipe grande, exige atenção aos pequenos detalhes, Isabela se mostra orgulhosa do resultado final. “Diagramar a revista e deixá-la pronta é bem trabalhoso e precisa de dedicação e atenção. Foi muito bom ter essa experiência. É um trabalho que precisa ser feito em conjunto e se tiver uma boa equipe, o resultado é sempre positivo”, finaliza.

Educação sob várias perspectivas

Revista Traços, criada pelos alunos de jornalismo, aborda educação
Também diversa, mas sob outra perspectiva, a revista Traços aborda assuntos referentes ao universo da educação. “A proposta da Traços é ser uma revista de educação que vá desde a educação infantil, passando por todas as fases. A gente tentou abranger muita coisa”, explica a estudante Thatiane Oliveira, integrante da equipe Traços.

Entre os assuntos abordados na revista, há metodologias de ensino, inclusão, religiosidade, política, educação sexual, saúde e, até mesmo, abuso sexual infantil, assunto esse desenvolvido pela Thatiane, que pode conhecer uma organização não governamental (ONG) responsável por capacitar professores para lidar com casos de abuso sexual infantil. “Me deixou totalmente satisfeita com o resultado”, diz.

Segundo ela, uma das maiores dificuldades foi definir o projeto gráfico da revista, feito na primeira etapa do processo. Apesar disso, considera que foi muito gratificante fazer a revista por gostar do tema educação e sempre ter sido encorajada pela família a estudar. “Antes eu já queria trabalhar com revista e agora eu quero ainda mais, tanto é que agora eu estou fazendo o TCC e estou fazendo uma revista”, finaliza.

Equipe da Revista Traços

Para ler

No momento, as revistas estão disponíveis somente no formato digital. Para acessar o conteúdo da revista Traços, clique aqui.

Já para ver o conteúdo da revista Singular, entre em contato com a aluna Isabela Feijó pelo e-mail: isa.mfeijo@gmail.com.

Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto: Alexandre Meiken