Seis toneladas foram arrecadadas no Dia Nacional da Coleta de Alimentos em Sorocaba

Mais de 21 mil famílias vivem em situação de miséria em Sorocaba, segundo dados recentes da prefeitura. Dentre as inúmeras dificuldades presentes no cotidiano dessas pessoas, suprir uma necessidade básica como a alimentação pode se tornar um desafio. É para contornar realidades como essas que ações como o Dia Nacional de Coleta de Alimentos são realizadas anualmente, a fim de prestar auxílio a pessoas em vulnerabilidade social. A iniciativa, realizada todo mês de novembro, é organizada pela Companhia das Obras do Brasil (CdO), uma associação sem fins lucrativos de origem italiana, com a ajuda de redes de supermercados e voluntários.
O responsável pelo evento em Sorocaba, o juiz aposentado José Antônio Colombo, conta que a iniciativa da Coleta Nacional de Alimentos surgiu em 1997 e chegou ao Brasil quase dez anos depois, em 2006. Hoje ela é realizada em 14 estados e 55 cidades.
O principal objetivo da coleta, segundo o organizador, é oferecer a oportunidade de fazer um gesto de caridade. “O principal valor da coleta é o educativo: por meio de um gesto de caridade, a pessoas descobre a si mesma e aos outros. É um gesto que vem florescendo cada vez mais, ampliando seu alcance, pois corresponde ao desejo de fazer o bem que todos trazem em seu coração”, ele defende.
No dia da coleta, os voluntários vão aos mercados participantes e se dividem em três grupos: o primeiro convida os clientes a adquirir algum produto necessário para a causa, enquanto o segundo grupo recebe as doações, agradece pela ajuda e entrega um folder como lembrança da participação. O terceiro grupo embala todos os produtos em caixas específicas, atentando-se à quantidade e ao peso do que foi doado. Todas as informações são sempre muito bem divulgadas, prezando pela transparência da ação.
Os resultados da Coleta de 2019
Neste ano, foram seis os supermercados participantes em Sorocaba. 425 voluntários arrecadaram mais de seis toneladas em produtos e, ainda que esse seja um número um pouco menor do que o angariado no ano passado, Colombo fica muito satisfeito com a quantidade doada. Segundo ele, a noção de “menos doações” é incorreta: toda doação é válida e necessária. “O mais importante é o contato entre o voluntário e o doador, que humaniza nossa causa.”
Já em âmbito nacional, os 6.700 voluntários arrecadaram mais de 184 toneladas de alimentos, nos 298 supermercados que participaram do acontecimento.
Ainda no dia 9, toda a arrecadação foi entregue aos Bancos de Alimentos parceiros, que os distribuíram aos necessitados nos dias subsequentes. Para acompanhar os dados específicos de cada cidade, acesse www.coletadealimentos.com.br.
Quem são os voluntários e os beneficiados pela ação?
Os itens arrecadados na cidade foram, em sua maioria, enviados para o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) e imediatamente destinados às pessoas carentes. Uma pequena porcentagem das doações foi destinada aos Vicentinos, na zona Norte da cidade, que consistem em uma grande parte dos voluntários do evento.
Além deles, muitos que se voluntariam a participar da Coleta são estudantes, como os da Universidade de Sorocaba (Uniso) e da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi). A competição saudável que existe entre as instituições ajuda a motivar a coleta. A Uniso, por exemplo, arrecadou 1,5 toneladas de alimentos em 2018, das 8,2 toneladas totais. Em 2019, contudo, quem mais arrecadou foi a Fadi.
A ação do próximo ano está programada para acontecer no dia 7 de novembro de 2020. Marque na agenda! Para se inscrever como voluntário, basta entrar em contato pelo telefone (15) 3221-7083 ou pelo e-mail sorocaba.coletadealimentos@gmail.com.

Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto: Marcos Innocencio Rodrigues e Flávia Nardelli Lopes Rosa